Olá, meu nome é Alexandra Maria dos Santos Carneiro e tenho 17 anos. Bom minhas dúvidas são as seguintes: O sobrenome Carneiro que herdei do meu pai, me causa certo constrangimento. E além disso, não possuo contato algum com o mesmo, e não gostaria de ter o sobrenome de alguém que nem se quer conheço. Qual a possibilidade da retirada deste sobrenome? Minha segunda dúvida é em relação ao meu nome Alexandra. Qual a possibilidade de alterá-lo?Tomei conhecimento que entre 18 e 19 anos, é possível ir em um cartório e alterá-lo sem ações jurídicas, é verídica essa informação?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 09 de dezembro de 2014, 7h07min

    ALEXANDRA

    A possíbilidade é somente tentar substituir o sobrenome CARNEIRO por outro sobrenome da linha paterna (pode ser dos avós ou bisavós paternos). Além disto, a concordância escrita do pai concordândo com a substituição. Feito isto, ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com