FGTS na MORTE DE EMPREGADO?

Há 20 anos ·
Link

Por favor, se o empregado morreu, tem seus familiares direito aos 40% do FGTS? Estou lendo um livro do Sergio P. M. que diz ter direito? Obrigado MArcelo

2 Respostas
Rubens
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro Marcelo.

A morte de um empregado caracteriza a extinção do contrato de trabalho de modo involuntário, não sendo devida, no caso, a multa de 40% do FGTS. Esta penalidade aplica-se ao empregador que despede o obreiro sem justa causa.

Digo mais. Ocorrendo a morte do empregado, deverão ser pagos aos seus dependentes ou sucessores:

"a) quantias devidas, a qualquer título, pelo empregador a seu empregado, em decorrência da relação de emprego;

b) quaisquer valores devidos em razão de cargo ou emprego, pela União, Estado, Distrito Federal, Municícpio e suas autarquias;

c) SALDO das contas individuais do FGTS e do Fundo de Participação do PIS/PASEP;

d) restituições relativas so Imposto de Renda e demais tributos recolhidos por pessoas físicas, na forma da legislação específica;

e) saldos de contas bancárias, saldos de cadernetas de poupança e saldos de contas de Fundos de Investimento, desde que não ultrapassem o valor limite fixado em legislação específica e não existam, na sucessão, outros bens sujeitos a inventário".

No tocante ao livro que você está lendo, saiba, que todos os autores têm posições extremadas sobre algum assunto. Certamente, com todo o respeito ao doutrinador e juiz do trabalho Dr. Sérgio Pinto Martins, essa defesa da tese da aplicação dos 40% do FGTS em caso de morte do empregado é um exemplo.

Inocencio Matos Rocha Neto
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Marcelo, a resposta do Colega Rubens é perfeita, e vai além, da sua pergunta, basta o colega ter em mente o seguinte: está se falando em "MULTA", assim, para que fosse aplicada, somente se houvesse culpa da reclamda pelo fim do pacto. Como houve a MORTE do empregado, entendo que a aplicabilidade da MULTA DE 40% seria devida se houvesse culpa ou dolo por parte da recda pela MORTE do empregado, caso contrário, a regra é pela inaplicabilidade, ou seja, não se pode punir quem não deu causa.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos