Prezados,

Minha mãe tem 54 anos e há 1 ano e 4 meses contribui via carnê como CONTRIBUINTE INDIVIDUAL Cod. 1163. Estou querendo abrir um MEI de costureira autônoma para ela, porque li que ela contribuindo como MEI por 15 anos poderá se aposentar. Porém tenho dúvidas, se ela perderá o que contribuiu como individual ou será somado quando for se aposentar? E se posso simplesmente parar de pagar o carnê?

Respostas

    A

    Armando Domingo, 14 de dezembro de 2014, 16h32min Editado

    Moraes Júnior Minasson//
    CI-Contribuinte Individual Código (costureira autônoma) 1163 = 11% sobre o máximo/mínimo de R$ 724,00 = R$ 79.64
    MEI-Micro Empresário Individual) Código xxxx.....................= 5% sobre o máximo/mínimo de R$ 724,00 = R$ 36,20
    R$ 43,44 (-)
    Crendo que a parte burocrática (controle de compra e venda,cadastro em Prefeitura,emissão de nota fiscal, contrato com escritório de contabilidade) irá pesar mais para o MEI do que para o CI, eu continuaria como CI
    Como CI 1163 também se aposenta com 15 anos de contribuição e 60 de idade(mulher)
    Não perde o que contribuiu. Será somado.

    Sugiro verificar melhor antes de "mudar de prato na balança"
    Boa sorte
    Armando.