Prezados, Gostaria de sanar uma dúvida que me incomoda muito e envolve terceiros: Minha mãe é aposentada, possui 83 anos e recebe menos de 2 salários mínimos. Ela possuía um cartão com limite de aproximadamente 4 mil que, após constantes uso por minha parte, subiu para o limite de aproximadamente 10mil. Porém não havia bloqueio ao exceder o limite e o limite/dívida foi para aproximadamente uns 15 mil após solicitação de um cartão adicional em meu nome. Acontece que, após realizar 3 parcelamentos seguidos, a fatura chegou a vir beirando 6 mil reais, tornando-se impagável. Aguardei este final de ano pois iria sair de férias, receber 13º e uma indenização de 4mil e iria quitar este saldo, porém como não foi paga a fatura anterior, a atual chegou mais de 11mil. Ganho pouco mais de 2 salários mínimos e acabei deixando virar uma bola de neve. O saldo em débito na ultima fatura constava 25 mil reais (juros sobre juros). Estou muito chateado por ter deixado minha mãe nesta situação, mas infelizmente me deram um calote e fiquei impedido de acompanhar o valor da fatura e acabava tendo que parcelar para não pagar o mínimo. Ela não tem bens no nome dela, nem eu, apenas meu pai, que tem a casa. Gostaria de saber o que poderia ocorrer em relação a essa dívida, devido ao valor. Instruí a ela que não se preocupasse, que deixasse que o cartão fosse cancelado e que a operadora entraria em contato após algum tempo para propor uma negociação mais acessível. Mas me preocupo quanto a isso pois não quero deixa-la em situação complicada diante a justiça e o valor é elevado. Qual a melhor maneira de resolver a situação?

Ps: o cartão ainda não foi cancelado.

Respostas

    ?

    Desconhecido Quinta, 25 de dezembro de 2014, 21h44min

    Alguém, por favor??

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Domingo, 28 de dezembro de 2014, 6h48min

    Não há dúvidas de que a responsável pelas dívidas será a sua mãe que lhe cedeu o cartão...os juros de cartão são escorchantes como constam nos contratos...se for para cobrança judicial podem ser penhorados bens da sua mãe para pagar a dívida, menos os bens vitais, como salários, proventos, víveres, móveis e utensílios, poupança até 40 salários, o imóvel de moradia etc.Mas aconselha-se a resolver a situação no âmbito extrajudicial por ser menos onerosos os custos advindos da dívida.Na justiça haverá custas, honorários de Advogado e outros ônus como de perícias etc.A luz ao fim do túnel pode ser uma negociação com o credor para amenizar a situação....deve-se ouvir aqui
    outras pessoas com o mesmo problema e/ou a melhor solução encontrada...

    ?

    Desconhecido Segunda, 29 de dezembro de 2014, 7h29min

    Entendi. Minha preocupação era de que pudesse ocorrer algo com ela. Infelizmente (ou felizmente), ela não possui bens em nome dela. Apenas meu pai, que possui a casa. Fiquei com receio de que pudesse ser penhorado a casa, ou algo dessa natureza. Obrigado pelo esclarecimento!

    Alguém aqui passou ou presenciou algo assim?

    ?

    Desconhecido Terça, 03 de março de 2015, 8h27min

    Pessoal, estou aproveitando para relatar um outro problema em decorrência do problema acima citado:

    Como disse, o cartão foi cancelado pela falta de pagamento de uma dívida que virou bola de neve. Com isso, o nome da minha mãe foi para o SPC, como previa.
    O problema é que o outro cartão que ela usava, do BB de bandeira visa (o que deu problema era ITAU, da bandeira mastercard), ficou "sem limite" após pagar a fatura e tentar efetuar umas compras. Daí ela foi no BB e pediram para ela ir ao SERASA para verificar se havia alguma dívida.

    Resumindo: a dívida de um cartão bloqueou o cartão dela de outra operadora e outro banco. Pesquisei na internet mas achei respostas divergentes quanto a legalidade disso. Algumas pessoas disseram que podia bloquear; outras não. Porém, mesmo as que disseram que podia bloquear, informou que o banco era obrigado a entrar em contato com ela pra informar isso e evitar com que ela passasse vergonha tentando fazer compras no supermercado e na farmácia e vendo a compra dando recusado, o que de fato aconteceu!
    Gostaria de saber então, já que aqui é um fórum específico para esse tipo de dúvida, se há alguma ilegalidade no ato do bloqueio do outro cartão dela que nada tinha a ver com a dívida do cartão cancelado.

    Desde já agradeço!

    Abraços!