ISS sobre construção civil pode ser cobrado duas vezes?

Há 11 anos ·
Link

Comprei uma casa pronta em um condomínio na cidade de Goiânia em outubro de 2013 e paguei todos os impostos junto à prefeitura, pois sem isso não teria conseguido financiamento bancário. Hoje, quando entrei no site da prefeitura para imprimir o boleto da última parcela do IPTU, vi que tem ISS pendente desde de março de 2014, cujo valor, somando juros e multa, ultrapassa 2 mil reais. Essa cobrança é devida? Se não, como faço para recorrer? Obrigado.

1 Resposta
Orlando Oliveira de Souza
Há 11 anos ·
Link
· Editado

Quem compra um imóvel, há de convir que não teria dívida de ISS...A NÃO SER QUE ESTIVESSE NO CONTRATO pendente de pagamento, isso aconteceu?Pois bem, aí vão algumas perguntas:

quem lhe vendeu deve ter sido o tomador dos serviços, responsável pelo serviço e pagador desses... o adquirente só seria responsável pelo IPTU pela posse do imóvel em dívida... na verdade, o saldo de dívida do ISS NÃO PODERIA SER DO ADQUIRENTE PORQUE ESTE NÃO CONTRATOU NENHUM SERVIÇO SOBRE O IMÓVEL... o adquirente não dispõe de nenhum recibo do tomador dos serviços, talvez o alienante, de que o prestador lhe tenha prestado serviço sobre a obra do imóvel... o que se tem entendido sobre tal, é que o prestador dos serviços cobre do proprietário contratante, não do adquirente.. se o adquirente do imóvel contratou serviços após a compra, este tem vinculação com o ISS... o CTN normatiza uma relação com o fato gerador do ISS entre prestador e tomador do serviço, entre ambos há solidariedade de obrigação com o tributo, podendo o fisco cobrar de um ou de outro. Abs. Orlando. ([email protected]).

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos