Direitos de herança enteada
Boa tarde
Doutor estou em uma união estável e pretendo me casar pelo regime "parcial de bens", meu marido tem uma filha de 16 anos de um casamento anterior. Eu tenho um terreno que comprei sozinha antes da união estável e pretendemos construir nele. Caso ele venha a falecer eu serei obrigada a vender o imóvel para dar a parte da filha dele? ou tenho o direito de habitar no imovel ate falecer? quanto será a parte dela na herança? e caso a gente tenha um filho em comum como ficara a divisão da herança?
Desde já agradeço
Caso ele venha a falecer eu serei obrigada a vender o imóvel para dar a parte da filha dele? R: Não, se este for o único imovel de vcs.
ou tenho o direito de habitar no imovel ate falecer? R: Sim, se este for o único imóvel de vcs
quanto será a parte dela na herança? R: Ela é sucessora dos genitores dela (pai, mãe), assim, ela sucederá em tudo o que o pai dela tiver quando morrer, o percentual vai depender de quando e como o pai dela adquiriu os bens em questão. Em se tratando somente da casa que vc e ele vão construir, ela herda a parte do pai no valor gasto na construção do imóvel.
e caso a gente tenha um filho em comum como ficara a divisão da herança? R: Todos os filhos tem iguais direitos. Seu filho com ele e a outra filha dele terão iguais proporções sobre os bens deixado pelo pai deles.
Obrigada
Mas se eu tenho o direito de morar no imóvel ate falecer tendo filhos ou não não tenho o que me preocupar, pois o que me disseram é q eu só poderia residir no imóvel caso ainda morasse um filho comigo.
Em caso de eu receber herança dos meus pais e comprar um imóvel para mim, perco o direito de habitar nesse imóvel construído em conjunto e terei que repartir o mesmo?
outro questionamento
Caso receba herança em dinheiro e deposite na minha poupança somente minha não é conjunta criada antes do relacionamento, caso meu marido venha a falecer preciso dividir esse dinheiro com a enteada? Pois herança é individual ne?
E mesmo que não receba herança mas tenha um dinheiro guardado na poupança e ele venha a falecer preciso dividir esse dinheiro com a enteada?
Obrigada