No ano de 2005, por um vacilo meu acabei sendo indiciado em um inquérito policial por aquisição em débito. Na verdade foi um grande mal entendido, no qual me acertei com o dono do objeto em débito e a autoridade policial na época, este não apresentou queixa e creio eu o inquérito a esta altura tenha sido arquivado. Sempre levei uma vida íntegra e nunca mais tive problemas com isso, sequer foi marcada uma audiência. Recentemente em uma abordagem policial de rotina próximo da minha casa, me senti super constrangido quando o policial disse 'vc tem passagem', e me fez explicar toda aquela situação chata de quase 10 anos atrás. Achei estranho pois hoje sou servidor público da esfera municipal e tive que tirar certidão de antecedentes e outras certidões que comprovavam minha idoneidade moral e sempre deu nestas certidões 'nada consta'. Minhas dúvidas: 1 - Como posso ter acesso a esse inquérito de 10 anos atrás (janeiro/2005)? Não lembro o número dele... 2 - Como faço pra limpar meu nome do sistema da polícia? Já que nas certidões de antecedentes nada consta e no sistema da polícia eles acham esse episódio, algo que me constrange. 3 - Irei prestar um concurso para a polícia científica estadual, no qual tem investigação de vida pregressa e mesmo meu nome não constando nada nas certidões que eles pedem (certidões negativas dos ofícios de distribuição, certificado de antecedentes e certidões negativas cíveis e criminais da justiça federal), existe alguma forma deles terem acesso a esse inquérito do passado?

Lembrando que nunca respondi a esse processo na esfera judicial e nunca houve uma audiência. Meu caso consta apenas nos registros da PM.

Aguardo respostas dos senhores... Obrigado...

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 30 de dezembro de 2014, 10h28min

    A policia só registra a ocorrência, não pesa em nada.