O meu pai pode parar de pagar a pensão antes dos 21 anos ?!

Há 11 anos ·
Link

Eu não continuo na faculdade e nem a minha irmã , mais pretendo voltar a cursar no ano que vem , no primeiro semestre, só que no momento estou trabalhando e a minha irmã não está . Eu sou funcionária pública , só que moro de aluguel e tenho empréstimos nas costas e não tenho como aceitar que o meu pai pare de pagar agora a pensão , pois ele tem condições de pagar. Ele tem casa própria ( 2) e um carro muito bom também e a gente não tem nada !!! Com toda essa situação descrita , será que eu tenho como recorrer e comprovando tudo , que não tenho condições ?! Pois ele já fez uma intimação pra parar de pagar a pensão em nosso nome , antes dos 21 anos . Pode ?!

9 Respostas
daniel
Há 11 anos ·
Link

21 anos é ser maior de idade, logicamente o pai não tem direito nenhum em pagar pensao depois que os filhos conseguem um emprego, porque se for assim os filhos pedem demissão e colocam as despesas em cima do pai que não tem nada haver com o que o filho faz, só que tem pais que se preocupam com os filhos e também depende da relação que tem, existem filhos que só querem pensão do pai e pouco se importam com ele. Mas no seu caso vc diz que trabalha, e tem dividas, eu acho que seu pai não tem nada haver se você está endividada ou não visto que vc é maior de idade e tem que se virar sozinha, agora se vc fosse uma filha que não tinha como se sustentar seria um caso diferente. Em relação ao seu pai ter carro e casa própria isso nao interefere em nada visto que ele também tem que trabalhar para sustentar ele.

Juliana
Há 11 anos ·
Link

Ele pode sim parar de pagar, desde os 18 ele não precisaria mais pagar visto que vocês não estão na faculdade e trabalham, sendo assim são independentes e podem arcar com suas próprias desoesas. Ta na hora de criar responsabilidade e saber que não da pra gastar além do que ganham. Pensassem antes de fazer empréstimo, isso é responsabilidade sua e não do pai de vocês. Na sua idade eu já ajudava meus pais e vc provavelmente aprendeu direitinho com sua mãe a explorar seu pai, te ensinou a enxergá - lo como seu alicerce financeiro e não de amor. Se precisa de ajuda converse com seu pai numa boa e explique sua situação se for uma boa filha é bem provável que ele te ajude. Agora não adianta mais impor a ele uma obrigação que é sua. Boa sorte!

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Como vc trabalha ele poderá pedir a exoneração da pensão para a vc e para a sua irmã.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Ok Obrigada Rafael !!! Agora quanto ao outro que me respondeu ( AMOR DE MADRASTA ) , não gostei nem um pouco do que me escreveu , não sabe de nada da minha vida , da próxima vez fala do que sabe !!!!!

Nunca tive amor de pai , somente de mãe , e meu pai nunca deu merda nenhuma pra gente e se falei isso das dívidas , fiz porque eu sei o valor de um sustento e se fiz o problema é meu !!!!! Meu pai está fazendo isso por sacanagem e queria saber dos meus direitos , pois moro de aluguel como disse e ele parando de pagar não tenho onde morar !!!!!!!! Vc não sabe nem quanto eu ganho pra falar MERDAA . COMO VOLUNTÁRIO ADVOGADO (A) , SABERIA QUE A GENTE SÓ FALA AS COISAS QUE SABEEE OU ENTÃO PROCURA SABER PRA DEPOIS FALAR E NÃO JULGAR !!!! FOI UMA PERGUNTA PRA EU SABER DOS MEUS DIREITOS , POIS EU JÁ NÃO QUERIA A MUITO TEMPO ESSA PENSÃO , POIS ELA VEM SUJA!

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

RAFAEL , sobre o que disse ''agora se vc fosse uma filha que não tinha como se sustentar seria um caso diferente.'' Eu realmente não teria como me sustentar se ele parar de pagar a pensão , pois ela é pouco e tenho uma irmã gêmea que não trabalha e só estuda , pago aluguel e só ganho 800,00. Por isso o meu desespero !!! Mais desde já fico grata em ter me ajudado , por mais que tenha sido pouco !!! VOU BUSCAR OUTRAS FONTES . OBRIGADA !!!!

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

PC, o fato é que após os 18 anos o filho só tem direito a pensão se estiver estudando uma profissão de nível ténico ou de nível superior. O fato é que seu pai não pode parar de pagar quando quiser, ele precisa da autorização da justiça pra isto, até sair a decisão ele tem de continuar pagando, e quando ele recorrer a justiça vc terá a oportunidade de demonstrar sua situação. Talvez até lá vc já tenha voltado a faculdade, e consiga comprovar que o que vc ganha é insuficiente para sua sobrevivencia enquanto luta para se formar. É isso o que o juiz quer ver. Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Obrigada , essa é a minha intenção. Mais quando comentei com o meu pai que voltaria a estudar , ele disse que mesmo assim , isso não justifica mais nada !!! Ainda tem a lei que diz que o pai tem que pagar a pensão até os 24 anos, estando na faculdade ? Essa lei diz que não pode estar trabalhando? No meu caso, mesmo eu voltando a fazer faculdade e trabalhando, ele não tem obrigação ? Teria quer ser mesmo na conversa, mostrando, comprovando a minha REAL DIFICULDADE em me sustentar, mesmo trabalhando ?

Observação : Farei mais uma pergunta : O meu pai durante os anos que pagou a pensão , ele nunca deu parte das férias e nem décimo terceiro, que era de nosso direito adquirir . Ele querendo parar de pagar a pensão agora e o juiz dando a exoneração , eu posso recorrer a tudo que ele não pagou até hoje ??

Olha agradeço muito , pois está me ajudando demais . Se puder comentar mais sobre essa lei ( Pensão ,direitos e deveres) , entrelinhas , agradecerei muitoo. Mais para eu ficar a PAR de tudo e saber me defender na frente do juiz , do que eu tenho direito e do que não tenho.

Desde já agradeço !

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

PC, mesmo estudando faculdade o juiz pode entender que o jovem tem condições de buscar um emprego para se manter, ou pode entender que mesmo ele trabalhando e estudando ainda precisa da colaboração do genitor. Do mesmo modo que mesmo não estando em faculdade, o juiz pode entender que o pai não deve ainda deixar de dar sua assistência ao filho.

Enfim, tudo vai depender do que cada parte alegar e apresentar de prova, e do entendimento do juiz.

Quanto ao valor da pensão sobre férias ou 13º isto tem de estar na sentença que fixou a pensão, se lá não constar seu pai não tinha mesmo que pagar.

Para cobrar atrasados é preciso verificar da prescrição.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Ok , muitooooooo obrigada !!!!! Mais na época ele alegou que não trabalhava de carteira assinada , só que ele concordou mesmo assim em poder pagar 133,33% do salário mínimo vigente, para eu e minha irmã. E assim foi feito o acordo , mais em relação ao décimo terceiro , férias..., seria quando ele assinasse a carteira . Só que ele assinou a carteira , mas não comunicou nada a ninguém ( nem a gente e nem a justiça ) . Será que agora eu posso cobrar o período em que esteve de carteira assinada ? todos os nossos direitos ?

Muitooo obrigada mesmo está me ajudando demais !!!

Em relação ao que disse no primeiro parágrafo só me falta mesmo é esperar . Eu vou levar mesmo tudo , mostrando a minha real dificuldade no atual momento e vamos ver no que vai dá !!

obrigada!!!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos