O meu pai pode parar de pagar a pensão antes dos 21 anos ?!
Eu não continuo na faculdade e nem a minha irmã , mais pretendo voltar a cursar no ano que vem , no primeiro semestre, só que no momento estou trabalhando e a minha irmã não está . Eu sou funcionária pública , só que moro de aluguel e tenho empréstimos nas costas e não tenho como aceitar que o meu pai pare de pagar agora a pensão , pois ele tem condições de pagar. Ele tem casa própria ( 2) e um carro muito bom também e a gente não tem nada !!! Com toda essa situação descrita , será que eu tenho como recorrer e comprovando tudo , que não tenho condições ?! Pois ele já fez uma intimação pra parar de pagar a pensão em nosso nome , antes dos 21 anos . Pode ?!
21 anos é ser maior de idade, logicamente o pai não tem direito nenhum em pagar pensao depois que os filhos conseguem um emprego, porque se for assim os filhos pedem demissão e colocam as despesas em cima do pai que não tem nada haver com o que o filho faz, só que tem pais que se preocupam com os filhos e também depende da relação que tem, existem filhos que só querem pensão do pai e pouco se importam com ele. Mas no seu caso vc diz que trabalha, e tem dividas, eu acho que seu pai não tem nada haver se você está endividada ou não visto que vc é maior de idade e tem que se virar sozinha, agora se vc fosse uma filha que não tinha como se sustentar seria um caso diferente. Em relação ao seu pai ter carro e casa própria isso nao interefere em nada visto que ele também tem que trabalhar para sustentar ele.
Ele pode sim parar de pagar, desde os 18 ele não precisaria mais pagar visto que vocês não estão na faculdade e trabalham, sendo assim são independentes e podem arcar com suas próprias desoesas. Ta na hora de criar responsabilidade e saber que não da pra gastar além do que ganham. Pensassem antes de fazer empréstimo, isso é responsabilidade sua e não do pai de vocês. Na sua idade eu já ajudava meus pais e vc provavelmente aprendeu direitinho com sua mãe a explorar seu pai, te ensinou a enxergá - lo como seu alicerce financeiro e não de amor. Se precisa de ajuda converse com seu pai numa boa e explique sua situação se for uma boa filha é bem provável que ele te ajude. Agora não adianta mais impor a ele uma obrigação que é sua. Boa sorte!
Ok Obrigada Rafael !!! Agora quanto ao outro que me respondeu ( AMOR DE MADRASTA ) , não gostei nem um pouco do que me escreveu , não sabe de nada da minha vida , da próxima vez fala do que sabe !!!!!
Nunca tive amor de pai , somente de mãe , e meu pai nunca deu merda nenhuma pra gente e se falei isso das dívidas , fiz porque eu sei o valor de um sustento e se fiz o problema é meu !!!!! Meu pai está fazendo isso por sacanagem e queria saber dos meus direitos , pois moro de aluguel como disse e ele parando de pagar não tenho onde morar !!!!!!!! Vc não sabe nem quanto eu ganho pra falar MERDAA . COMO VOLUNTÁRIO ADVOGADO (A) , SABERIA QUE A GENTE SÓ FALA AS COISAS QUE SABEEE OU ENTÃO PROCURA SABER PRA DEPOIS FALAR E NÃO JULGAR !!!! FOI UMA PERGUNTA PRA EU SABER DOS MEUS DIREITOS , POIS EU JÁ NÃO QUERIA A MUITO TEMPO ESSA PENSÃO , POIS ELA VEM SUJA!
RAFAEL , sobre o que disse ''agora se vc fosse uma filha que não tinha como se sustentar seria um caso diferente.'' Eu realmente não teria como me sustentar se ele parar de pagar a pensão , pois ela é pouco e tenho uma irmã gêmea que não trabalha e só estuda , pago aluguel e só ganho 800,00. Por isso o meu desespero !!! Mais desde já fico grata em ter me ajudado , por mais que tenha sido pouco !!! VOU BUSCAR OUTRAS FONTES . OBRIGADA !!!!
PC, o fato é que após os 18 anos o filho só tem direito a pensão se estiver estudando uma profissão de nível ténico ou de nível superior. O fato é que seu pai não pode parar de pagar quando quiser, ele precisa da autorização da justiça pra isto, até sair a decisão ele tem de continuar pagando, e quando ele recorrer a justiça vc terá a oportunidade de demonstrar sua situação. Talvez até lá vc já tenha voltado a faculdade, e consiga comprovar que o que vc ganha é insuficiente para sua sobrevivencia enquanto luta para se formar. É isso o que o juiz quer ver. Boa sorte!
Obrigada , essa é a minha intenção. Mais quando comentei com o meu pai que voltaria a estudar , ele disse que mesmo assim , isso não justifica mais nada !!! Ainda tem a lei que diz que o pai tem que pagar a pensão até os 24 anos, estando na faculdade ? Essa lei diz que não pode estar trabalhando? No meu caso, mesmo eu voltando a fazer faculdade e trabalhando, ele não tem obrigação ? Teria quer ser mesmo na conversa, mostrando, comprovando a minha REAL DIFICULDADE em me sustentar, mesmo trabalhando ?
Observação : Farei mais uma pergunta : O meu pai durante os anos que pagou a pensão , ele nunca deu parte das férias e nem décimo terceiro, que era de nosso direito adquirir . Ele querendo parar de pagar a pensão agora e o juiz dando a exoneração , eu posso recorrer a tudo que ele não pagou até hoje ??
Olha agradeço muito , pois está me ajudando demais . Se puder comentar mais sobre essa lei ( Pensão ,direitos e deveres) , entrelinhas , agradecerei muitoo. Mais para eu ficar a PAR de tudo e saber me defender na frente do juiz , do que eu tenho direito e do que não tenho.
Desde já agradeço !
PC, mesmo estudando faculdade o juiz pode entender que o jovem tem condições de buscar um emprego para se manter, ou pode entender que mesmo ele trabalhando e estudando ainda precisa da colaboração do genitor. Do mesmo modo que mesmo não estando em faculdade, o juiz pode entender que o pai não deve ainda deixar de dar sua assistência ao filho.
Enfim, tudo vai depender do que cada parte alegar e apresentar de prova, e do entendimento do juiz.
Quanto ao valor da pensão sobre férias ou 13º isto tem de estar na sentença que fixou a pensão, se lá não constar seu pai não tinha mesmo que pagar.
Para cobrar atrasados é preciso verificar da prescrição.
Ok , muitooooooo obrigada !!!!! Mais na época ele alegou que não trabalhava de carteira assinada , só que ele concordou mesmo assim em poder pagar 133,33% do salário mínimo vigente, para eu e minha irmã. E assim foi feito o acordo , mais em relação ao décimo terceiro , férias..., seria quando ele assinasse a carteira . Só que ele assinou a carteira , mas não comunicou nada a ninguém ( nem a gente e nem a justiça ) . Será que agora eu posso cobrar o período em que esteve de carteira assinada ? todos os nossos direitos ?
Muitooo obrigada mesmo está me ajudando demais !!!
Em relação ao que disse no primeiro parágrafo só me falta mesmo é esperar . Eu vou levar mesmo tudo , mostrando a minha real dificuldade no atual momento e vamos ver no que vai dá !!
obrigada!!!