Mercadoria sumiu do site dos Correios e eles não querem se responsabilizar
Fiz uma compra internacional que foi postada do Japão pela loja LaughLaugh no dia 21/11/2014, cujo código de rastreamento é EJ329564390JP. Até semana passada o código funcionava e dizia que a mercadoria já tinha chegado no Brasil e estava em São Paulo em análise para tributação. Hoje inseri o código novamente no site dos correios e recebi a seguinte mensagem: "Não é possível exibir informações para o código informado. Se o objeto foi postado recentemente, por favor tente novamente mais tarde. Adicionalmente, verifique se informou o código correto." Entrei em contato com os Correios, informei a situação de que o código estava funcionando e parou, abriram uma reclamação pra mim cujo nº de protocolo é 27849485, porém acabo de receber a seguinte resposta: "Caro Cliente, Informamos que não localizamos a entrada do objeto EJ329564390JP em nosso sistema de rastreamento, ou seja, não foi recebido pelo Correio Brasileiro, até o presente momento. Neste caso, conforme normas da União Postal Universal - UPU, órgão da ONU que estabelece as regras postais a serem obedecidas por todos os correios do mundo, o remetente deverá formalizar reclamação no país de origem para a devida apuração. "
Respondi repetindo que eu mesma tinha verificado anteriormente que o código funcionava e a mercadoria estava em São Paulo mas ainda não tive resposta. Liguei novamente pros Correios e me informaram que eu deveria contatar o remetente e solicitar que eles verificassem o processo nos correios japoneses e me mandassem uma resposta dizendo se o código e o processo estavam corretos.
É o fim da picada! Os Correios decidem sumir deliberadamente com a minha mercadoria do sistema, ignoram o fato de eu mesma ter verificado que o produto se encontrava em São Paulo e alegam que o problema não é deles e ainda me pedem pra ter o trabalho de escrever em japonês pro remetente solicitando que ele faça o trabalho dos Correios brasileiros? Suspeito que a mercadoria tenha sido roubada ou extraviada. Isso é uma vergonha, um desrespeito total com o consumidor! Gostaria de saber o que posso fazer legalmente a respeito. Atenciosamente,
Carolina Macedo