Tenho um salão de beleza numa loja em que pago aluguel mensal ao proprietário do imóvel. Gostaria de saber se eu posso passar o ponto comercial ( o salão) e o interessado pagar o aluguel diretamente ao proprietário do imóvel. Nesse caso, o valor da negociação do ponto seria meu, ou do proprietário do imóvel? No caso de ser meu, eu sou obrigada a repassar algum valor ao proprietário? O salão funciona no imóvel há 2 anos e a razão social está no meu nome.

Respostas

    Rosivaldo Jorge

    Rosivaldo Jorge Sexta, 02 de janeiro de 2015, 19h01min

    Tente um acordo com o proprietário do imóvel, que poderá ou não aceitar outro inquilino.
    Este tipo de contrato, somente dá direito (de ação renovatória) ao inquilino com contrato escrito de 05 anos.

    Armindo de Castro Júnior

    Armindo de Castro Júnior Quinta, 08 de janeiro de 2015, 9h02min

    Daniele,

    Existem algumas questões que você deve levar em conta:

    1. Se o contrato de locação (ou soma dos contratos sucessivos) tiver prazo igual ou superior a 5 anos, o ponto é seu e pode vendê-lo. Caso negativo, você não tem direito ao ponto.

    2. O que prevê o contrato de locação, com relação à transferência do contrato? Eventualmente, existe a necessidade da concordância do locador.

    Espero ter ajudado.