Efetuei a troca dos pneus do meu carro em uma empresa que dava desconto de 5% para pagamentos à vista. Fiz o pagamento com cartão de crédito e, mesmo optando por fazer em uma única parcela, a empresa NÃO me concedeu o desconto alegando que "cartão de crédito não é pagamento à vista".

Pelo que havia pesquisado na internet, porém, o CDC indica que pagamentos com cartão de crédito em uma única parcela devem, sim, ser considerados pagamentos à vista.

Podem me dizer, neste caso, se é a empresa ou eu quem está certo? Sendo eu, qual a medida mais apropriada que devo tomar em seguida?

Grato desde já.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de janeiro de 2015, 16h32min

    À vista é em dinheiro, cartão é cartão. Certo o estabelecimento.

    ?

    Desconhecido Sábado, 03 de janeiro de 2015, 16h57min Editado

    Obrigado pela resposta, mas ainda não estou convencido disso. Minha dúvida surgiu ao ler estes links, e todos me parecem indicar que eu estaria correto:

    http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/preco-diferenciado-no-pagamento-com-carto-pode

    http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=299

    jus.com.br/forum/338025/compras-a-vista-deve-ser-o-mesmo-para-pagamento-com-o-cartao-de-credito-ou-em-dinheiro

    http://sefaz-mt.jusbrasil.com.br/noticias/2088061/pagamento-com-cartao-de-credito-e-considerado-a-vista-alerta-procon

    Estão incorretos? Ou estou interpretando-os de forma errada?

    M

    Mas Sábado, 03 de janeiro de 2015, 17h24min

    Bruno, O Procon interpreta o CDC, considerando o cartão como pagamento à vista. Neste caso, pela interpretação do CDC, o estabelecimento está em desacordo com essa interpretação. Entretanto, economicamente o estabelecimento está certo, posto que o $$ entra no caixa imediatamente; cartão de débito entra em alguns dias e com uma comissão à operadora; e cartão de crédito entra em 40 dias também com comissão. Assim, vê-se que não são coisas iguais. O problema é que estão interpretando o CDC, igualando laranja com maçã com manga, etc. Já o governo, não aceita nem cheque para pagamento dos tributos !!! É isso.