Bom, hoje fui no forum para saber como faço para conseguir minha pensão, chegando la fiquei sabendo que tem que ter 3 testemunhas, no caso temos so uma porque nao comentei sobre esse assunto com ninguem fora a mimha familia, o que eu posso fazer?

Tambem quero saber se demora muito esse processo.

Tambem vou falar um pouco sobre a historia e queria que me dissessem o que eu posso fazer.

Bom, tenho 14 anos e eu moro no Ceara, dos 5 aos 11 anos meu pai "mandava" minha pensao, so que ele mandava muito atrasado, exemplo ele mandava em janeiro e depois so mandava de novo em abril, minha mae tinha feito um acordo com ele de ele mandar todo mes! Com 12 anos ele mandou me buscar para morar em Sp e foi a pior experiencia que eu tive ate agora, ele (meu pai) me batia por tudo, uma vez ele nao achou o ralador ai ele me deu um soco, me derrubou no chao e saiu me arrastando puxando no meu cabelo e ao mesmo tempo me batendo, ele fazia da minha vida um inferno, quase todo dia ele me batia mais ou menos desse jeito, depois ele me mandou pra Maceio pra morar com minha vo, ele tambem tinha feito um acordo de mandar dinheiro todo mes so que ele novamente nao cumpriu, minha vo nao tinha condicoes e ele mandou ela me mandar pro Ceara, bom aqui estou eu novamente e de novo ele nao cumprio o acordo, ele tem condicoes, ele tem um carrao, 3 casas e um emprego bom. Recentemente fiquei sabendo que ele deu um carro pra namorada e eu? estou aqui sem nada, sem ele me mandar nada, nem uma roupa ele me manda. Decidi colocar ele na justiça e queria muito saber mais sobre esse processo...

Agradeço desde já.

Respostas

    P

    pensador Terça, 06 de janeiro de 2015, 10h38min

    1- Sua genitora deve ingressar com a ação.
    2- Não havendo esta possibilidade deve ir à vara de família da Comarca onde reside, pode se dirigir diretamente ao juiz da vara.

    R

    Rafael F Solano Terça, 06 de janeiro de 2015, 11h01min

    Vc não foi registrada por ele??? Com o registro de nascimento onde consta ele como seu pai vc não precisa de testemunho.

    Além de que seria sua mãe quem tem de apresentar testemunhas de que ela teve um relacionamento com seu pai e disso nasceu vc, caso seu pai não lhe tenha oficialmente reconhecido. Neste caso sim, cabe um processo de reconhecimento de paternidade depois requerer a pensão alimenticia.

    Mas, como vc relata que eel já depositava valores para vc, que vc esteve morando com ele um tempo. Tais fatos servem como indicios de que ele pode ser seu pai. Isto tudo, claro, se ele não constar em sua certidão de nascimento.

    Caso ele já conste como sue pai em sua certidão de nascimento, sua mãe como sua representante é quem deve procurar a justiça e pedir a pensão alimentícia.

    Quanto aos bens de seu pai, ele não é obrigado a lhe dar boa vida, carro ou casa bacana. A obrigação dele é arcar com 50% das despesas BÁSICAS de sua sobrevivência, quanto aos luxos e mimos ele não é obrigado a dar. Ele pode dar a quem quiser e nem será obrigado a dar aos filhos.

    Se sua mãe se recusa a procurar a justiça para pedir a pensão, vc terá de esperar completar 18 anos para fazê-lo e deverá estar cursando ensino técnico ou superior se quiser ter direito a pensão alimentícia que será devida apenas ate seus 24 anos de idade..

    ?

    Desconhecido Terça, 06 de janeiro de 2015, 16h40min

    Minha mãe que foi la no forum, ela que vai abrir o processo!

    E eu estou registrada no nome dele!

    Nunca pedi pra ele me dar mimos nem nada, peço pensao, peço pra ele me mandar alguma coisa por que faço cursos e pra ajudar nas minhas despesas! So quero a pensao que é um direito meu e que faz mais de 1 ano que ele nao manda!

    Sim, ele mandava alguma coisa, mas eram 400 reais de 4, 5 meses depois do atraso.
    Ele sabe que preciso das coisas porque minha mae fala com ele e ela ja deu moleza demais pra ele.

    Agora queria saber só como ocorre o processo!

    E no caso das testemunhas, como eu sou registrada no nome dele minha mae nao precisa apresentar testemunhas é?
    ou mesmo assim precisa?