Gostaria de saber se é possível apenas retirar um sobrenome (a exemplo de minha última irmã que tem 12 anos (eu sou a mais velha e tenho 3 sobrenomes, e ela tem apenas 2)

Fiquei registrada assim: Lília M F de Souza, e minha irmã caçula Larissa M F. Gostaria de saber se há possibilidade de retirar apenas o último sobrenome, o Souza. Trabalho com criação, e não assino o último sobrenome nas minhas criações, e já sou bastante conhecida por ele. Usar o Souza tem me causado problemas, pois, no momento de me inscrever em concursos e participar de eventos no ramo da criação, ninguém sabe quem é Lília Souza, então gostaria de saber também se este é um motivo plausível diante da lei para que possa ser feita a mudança, eu já uso meu nome com o sobrenome F, sendo esta a minha marca.

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 07 de janeiro de 2015, 8h37min

    WATCHER

    Estes motivos são irrelevantes para o juiz excluir sobrenomes. O que é possível é a transposição deste sobrenome preterido para o meio do nome, deixando o sobrenome principal no fim. Esta possibilidade deve ser buscada através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Quarta, 07 de janeiro de 2015, 8h44min

    Há algo que justifique minhas irmãs não terem sido registradas com Souza como último sobrenome? na verdade somos 4 irmãs, duas tem o Souza (eu e minha 2a irmã) e as duas últimas não..

    Qual o custo para que seja feita a mudança, mesmo que não seja para excluir o sobrenome, como você orientou?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 07 de janeiro de 2015, 8h53min Editado

    WATCHER

    No momento do registro de nascimento é livre a escolha de quais sobrenomes serão utilizados. Posteriormente, não será possível excluir. Para a transposição do sobrenome a tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos o valor dos honorários advocatícios.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com