Já que a legislação é federal (Civil,Penal,etc.) porque cada estado tem que possuir uma estrutura própria, que muitas vezes leva os Tribunais Estaduais a agirem ao sabor dos governadores da ocasião. Não seria mais lógico federalizar a justiça como um todo? Será que não evitaria o atrelamento das decisões judiciais dos tribunais a serem mais isentas, uma vez que a interferência de políticos estaduais seria menor?

Respostas

    ?

    Plínio Vieira Pinheiro Quarta, 13 de maio de 1998, 19h17min

    Caríssimo futuro colega.
    Pediria ler com atenção nosso tema: Cálculos Judiciais. Seria lógico que a Justiça ou Justiças, como queira, fosse de fato e de direito independentes(desde que tivesse orçamento próprio-autonomia financeira), forma de desatrelar o Poder Judiciário do Poder Executivo e, assim, o seu exercício seria de plena independência,atuando como verdadeiro contra-freios entre os demais Poderes. Some-se, também, uma revisão em nossos códigos processuais, evitando-se a pletora de processo repetitivos, somente possível, também,adotando-se a tão decantada súmula vinculante. Seu tema merece maiores debates e considerações. A toga pesa...