Bom dia!

Gostaria de saber se sou obrigada a pagar contribuição assistencial sem ser filiada a um sindicato. Sei que a Contribuição Sindical é obrigatória e descontada uma vez ao ano mas, a empresa onde trabalho desconta do meu salário todo mês essa tal Contribuição Assistencial, sem nunca ter me dito sobre o que era e se eu concordava. Terei que ir pessoalmente a esse Sindicato com uma carta de oposição em mãos? O valor descontado mensalmente será ressarcido, mesmo sem eu nunca ter concordado com o desconto em folha? Como proceder?

Agradeço desde já a atenção!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 08 de janeiro de 2015, 11h16min

    Faça carta de próprio punho avisando que não autoriza o desconto do C Asst, tire uma cópia e leve ao sindicato, peça que na cópia eles assinem afirmando ter recebido sua carta, tire cópia desta e entregue a seu empregador, ele assinará na cópia restante que será sua segurança de que vc comunicou ao empregador que deverá cessar com tais descontos.

    Infelizmente o que foi descontado não será devolvido.

    Denis Caramigo Ventura

    Denis Caramigo Ventura Quinta, 08 de janeiro de 2015, 11h19min

    Olá, Gisele!

    Recomendo a leitura do meu artigo sobre o tema.

    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8306/Contribuicoes-sindicais

    Abraços!