banco bloqueia depósito em dinheiro feito na minha conta
Tenho conta poupança na Caixa Econômica da cidade de São Paulo.
No dia 17 de Dezembro de 2014 foi me feito um depósito no valor de R$ 3.000,00 em dinheiro.
No dia 18 fui até o banco sacar o mesmo. Para minha surpresa quando fui atendido pelo caixa o mesmo me disse que não havia este valor em minha conta.
Procurei meu gerente para saber o que estava acontecendo, foi me falado que o dinheiro estava bloqueado devido uma burocracia do banco da origem do depósito!
Para resolver o impasse o meu banco enviou um documento para desbloquear o dinheiro para a Caixa de BH onde foi feito o deposito.
Desta forma entrei em contato com quem fez o deposito pois o mesmo teria que ir a sua agência em BH para assinar o documento enviado pelo meu banco e assim desbloquear o valor R$ 3.000,00 para a minha conta. Dias se passaram e meu valor continuava bloqueado. Novamente fui a Caixa que fica bem longe da minha casa, me mudei e agora estou perto no extremo de São Paulo bem próximo do Taboão da Serra e minha agência bancaria está no centro de São Paulo, então é um percurso bem longo.
Falando com minha gerente que meu dinheiro continuava bloqueado e que o mesmo seria para eu passar as festas, comprar comida para a ceia de natal etc.... A mesma ficou indignada com a demora e ligou para a agência de BH. Olha o que aconteceu com a própria gerente, desligaram algumas vezes na cara dela (derrubaram a linha, palavras dela e eu ali ao lado). Finalmente ela foi transferida para um gerente e este ouviu todo o caso e responde "não sou o gerente da conta, vou passar para outro gerente". Outra pessoa atendeu e minha gerente teve que repetir o caso novamente. Está foi a gerente da conta onde o deposito foi feito. Ela falou a minha gerente que o valor foi bloqueado por que a conta do depositante foi bloqueado devido a invasão de conta, roubo de dados, roubo de valores... ps. O que eu tenho haver com isso ? É problema da CEF e não meu. Bom a gerente de BH disse categoricamente que ninguém foi ao banco assinar o tal documento para desbloquear o dinheiro para minha conta. No mesmo instante entrei em contato com o depositante e o mesmo ficou pasmo com tal afirmativa da gerente da sua conta. Rebatemos que a pessoa foi sim a agência assinar o tal documento e a gerente de BH passou a ligação para uma outra funcionária. Novamente minha gerente teve que repetir toda a história, está funcionária voltou a afirmar que ninguém foi a agência. Minha gerente me disse que não poderia fazer mais nada! Só o pessoal que fez o depósito poderia fazer pressão no banco para resolver o impasse.
Nisso tudo eu passei mal, sou hipertenso e minha pressão caiu na volta para casa. Quase desmaiei me deslocando dentro do metrô da linha verde até a linha amarela. Fui socorrido por algumas pessoas.
Veja isso tudo aconteceu antes do natal, eu usaria o dinheiro para passar a ceia (basicamente comprar alimentos), comprar lembranças para a minha família e me planejar para fazer o mesmo no ano novo de 2015.
Nada disso aconteceu, passei necessidades e tive que recorrer a parentes que me ajudaram financeiramente bancando a compra de comida e demais itens para passarmos este período.
Atualmente 08/01/2015 o valor continua bloqueado na minha conta, o depositante foi novamente em sua agência assinou mais documentos que prometiam liberar o valor para minha conta (desbloquear), mas até o presente momento o valor continua bloqueado.
Até onde eu poderia ir para resolver eu fui, tive muito desgaste, faltei ao emprego para resolver isso, passei muito nervoso. Houve discussão com o pessoal o qual presto serviços.
O que posso fazer mais ? Qual orientação que me dão?
Tiko F L Silva
Prezado Tiko, Você deverá instaurar uma ação contra a CEF, pedindo o efetivo depósito do valor bloqueado, acrescido e juros e correção monetária, e uma indenização por danos morais. Ficamos à disposição. Att. Rui da Fonseca e Castro - Advogado [email protected]