Olá, pretendo me casar c um rapaz que já tem uma filha, não tenho interesse em dividir com ela absolutamente nada que iremos construir, apesar de saber que, cmo filha, ela tem direito! Enfim, conversamos e falei p ele que quero casar com separação de bens para ela n ter direito a nada meu! Por ele, tdo bem... Gostaria de saber qual realmente seria o melhor regime p casarmos? Cmo posso "amarrar" o bem que iremos constituir durante o casamento p ela ter o mínimo de direito?? Pq provavelmente iremos ter apenas 1 imóvel e se ele vier a falecer primeiro terei q vendê-lo para dar a parte dela! N tenho filhos, também terei uma herança, caso eu morra primeiro, minha herança irá para o meu marido e caso ele morra, irá consequentemente p a filha dele? Posso fazer algum testamento deixando minha herança para meus sobrinhos, caso eu não tenha filhos?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de janeiro de 2015, 19h28min

    Não adianta casar sob regime de separação de bens quando nenhum dos 2 tem imóvel, e durante a vida em comum virem a adqurir 1 imóvel. Por óbvio que ambos terão direito neste imóvel. É o resultado da união que representa apoio mutuo.

    Os filhos são os mais naturais sucessores de seus pais, não existe herança de pessoa viva, filho só herda o que os pais tenham por ocasião de suas mortes. Assim, os filhos dele irão sucede-lo nos bens e direitos que o pai tiver na época de sua morte.

    Se vcs 2 tiverem só 1 imóvel, a vc assistirá o direito real de habitação, nada devendo aos sucessores do falecido marido, contudo, o imóvel é para moradia, não poderá alugar. Se resolver vender, então, sim, terá de dar a parte que cabe aos descendentes sucessores de seu marido.

    Se vc morrer e não deixar herdeiros (filhos ou pais), será seu marido o seu herdeiro. Quando ele morrer o que ele tiver de bens e direitos por ocasião da morte será herdado pelos filhos deles.

    Estando casa, vc pode doar até 50% de seus bens particulares a quem vc quiser.

    A regra se aplica a ele tmb.