Morei junto por 12 anos em uma casa que construímos no fundo do terreno do meu cunhado, agora nos separamos ela já saiu de lá inclusive, como fica a separação? quais são os direitos dela?

Agradeço desde já

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de janeiro de 2015, 12h25min

    O terreno nem seu era, portanto, nenhum direito vcs tem sobre o imóvel, a vcs dois assistem o direito a indenização pelo gasto na construção, e para isso terão de apresentar as notas de despesas pela compra do material.

    No mais, tudo o que vcs dois compraram na constância da união (móveis, carros, juros de poupança) será dividido entre vcs 2 por igual

    ?

    Desconhecido Terça, 13 de janeiro de 2015, 12h32min

    e ela está com um advogado que disse que podia pedir usucapião, mas ela nem mora lá mais,
    Caso ela queira ser indenizada pelos materiais usados na casa ela precisa apresentar todas as notas fiscais?

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de janeiro de 2015, 12h42min

    É claro que não há possibilidade de usucapião, o dono do imóvel deu permissão para ela se instalar, e não é um imóvel aparte, é nos fundos do terreno que já tem um dono!!!

    Duvido que ela tenha consultado advogado, a não ser algum imbecil que comprou o diploma.

    Sim, ela terá de apresentar o rol de despesas sobre as quais irá requerer indenização, ou testemunhas de que construiu (ou participou) a casa, e o imóvel ser avaliado para que o cunhado a indenize na metade do valor.

    ?

    Desconhecido Terça, 13 de janeiro de 2015, 12h55min

    Muito obrigado Dr Rafael por esses esclarecimentos. Estou muito agradecido!