O apartamento 201 de meu prédio, acima do meu, vem apresentando vazamentos constantes que me tem trazido prejuízos, além do incômodo de ter que conviver com vazamentos na área da cozinha. Após vários contatos com o vizinho acima, o mesmo não promove os consertos necessários à solução dos vazamentos. Formalizei a solicitação ao mesmo com cópia ao síndico e, entretanto, não consegui que o problema fosse sanado. Como persiste os vazamentos e as paredes e o teto de minha cozinha começam a soltar o 'reboco', solicito orientação de como proceder no caso e se tenho direito a cobrar legalmente o conserto pelo vizinho, bem como indenização pelo valor dos estragos causados. Agradeço a quem responder.

Jurandir Santiago

Respostas

    ?

    Renata Soltanovitch Quinta, 24 de fevereiro de 2000, 21h25min

    Como vc já tomou as providências necessárias notificando os interessados, ou seja o morador do apartamento de cima e o síndico e no entanto, ninguém tomou as providências necessárias, cabe vc fazê-las.
    A primeira providência é buscar 3 orçamentos de empresas que façam o reparo no dano causado. Faça o serviço pelo menos caro (não precisa ser o mais barato), mas antes, tire fotografias dos estragos causados pelo seu vizinho.
    Após o pagamento da empresa que fez o reparo, vc ingressa com a ação de cobrança (reembolso). Se o valor for menor que 20 salários mínios, vc pode ir ao Juizado Especial Civel (antigo Pequenas Causas) sem advogado, mais se for entre 20 a 40 salários minimos vc precisará de um. Acima deste montante, vc vai no Juizo Comum
    A recomendação ao ir no Juizado é pela rapidez na solução do litígio.
    Qualquer dúvida adicional, estarei à disposição.
    Renata Soltanovitch
    [email protected]