reconhecimento de dano moral em embargos do devedor.

Há 25 anos ·
Link

Maria ajuiza execução em face de João e de Joana. O título executivo seria acordo homologado judicialmente em que João promete transferir imóvel de Joana para a propriedade de Maria. Joana, nem expressa, nem tacitamente participou do acordo e não deseja transferir o imóvel, embora tenha sido executada. Em seus embargos, alega a ilegitimidade passiva, pois como não praticara nenhum ato ilícito, não se obrigará por vontade, nem é obrigada por força de lei. A pretensão é lícita e por certo será acolhida. Pergunta-se, Joana pode pleitear indenização por danos morais e materiais, acaso existentes, motivada pelo erro grosseiro de Maria, consistente em lhe ajuizar uma execução manifestamente infundada? Basta o erro grosseiro ou ainda é necessário o dolo, o abuso de direito?

1 Resposta
Antonio Carlos Amaral Leão.
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Prezado colega: Entendo cabível o dano moral, no caso que voce ralata, e o faço com base em uma posição jurídica do Min. Marco Aurélio de nosso Supremo Tribunal Federal, que tenho anotada e está inserida no Informativo Jurídico deste trimestre de nosso escritório. Entendeu o E. Ministro ¨que o sentimento de desconforto, de constrangimento, de aborrecimento e de humilhação, induz o reconhecimento do dano moral ¨. O simples fato de ter ir à juízo par defender seu direito não induz o dano moral? Aqui no RJ, E. Desembargador já se pronunciou neste sentido. S.m.j. Leão.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos