Posso perder a guarda da minha filha se mudar de estado?

Há 11 anos ·
Link
· Editado

Boa tarde.Bom tenho uma seguinte duvida isso nao esta acontecendo agora mas tenho planejamento para minha vida estou estudando para dar uma vida melhor a minha filha sou mae solteira , ela tem 3 anos ,ele ve a filha de 15 em 15 dias com pernoites ele eh um bom pai paga pensão certinho apesar dele ser durao e um pouco bruto tento ter uma relação mais leve com ele por causa da nene nunca tivemos um relacionamento, o q quero saber eh se posso ter minha vida em outro lugar lembrando q nunca proibir o contato dele com a filha e nen com os avos dela sempre abro uma excessao , o q faço pq ele vai querer pegar ela de mim , eupreciso de autorização dele ele pode impedir de eu ter a minha vida em um ourro lugar , estado no caso, lembrando que tenho familia la sou filha unica e meu curso q faço la eh bem melhor do que aqui, preciso saber qual providencia tomar e se posso fazer isso se ele pode impedir? Me ajudem por favor pois amo minha filha nao quero perde la e as visitas como fica? So quero ter o livre direito de poder ter a minha vida onde eu quiser sem prejudicar ninguem e sem ser prejudicada

6 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Não ficou claro: vc saiu de sua cidade para estudar, agora vc acha que o curso em sua cidade é melhor do que o que vc está estudando????

De qualquer forma, vc terá de obter autorização do pai ou da justiça para que a criança possa mudar de cidade.

"So quero ter o livre direito de poder ter a minha vida onde eu quiser sem prejudicar ninguem e sem ser prejudicada" Considerando que ninguém tmb inclui a criança que ainda não pode fazer escolhas, afirmo que vc tem todo o direito de ter sua vida, só que, ao ter um filho seus direitos deixaram de ter importância pois foram suplantados pelos direitos do cidadão que nasceu, seu filho, por isso os pais deixam de ter direitos quando os filhos nascem, e passam a ter obrigações com os filhos.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link
· Editado

Boa tarde shr Rafael , nao deixei claro em relação a isso, bom , eu estudo aqui na mesma cidade que moro certo isso de mudança é um projeto de vida, mais pra frente , claro q primeiramente quando se tem filhos prioridade vem eles estou ciente disso, somente queria saber melhor dos meus direitos, em relação a guarda perco ela? Mesmo se for melhor pra minha filha ou que nao prejudique ela eu nao posso?Se o pai nao autorizar tenho que fica aqui? Ah chances do juiz autorizar?

obrigada

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Quem pode avaliar o que é melhor para vc??? EU???

Como a criança ainda não pode avaliar e escolher nenhum dos pais pode inventar em seus anseios que sabe perfeitamente o que é melhor para esta outra pessoa, a criança.

O melhor para qualquer cidadão (eu, VC, a criança....) é antes de tudo ter seus direitos respeitados.

É direito desta criança o convívio com o pai, pelo menos que seu guardião não coloque dificuldades (como grandes distâncias) ao convívio. Assim, se vc mora, trabalha, estuda, teve seu filho na atual cidade, e pretende se mudar para outra cidade onde residia antes (se será melhor para vc, se lá tem pessoas de sua familia,etc etc em nada aponta que é algo melhor para a criança, que é melhor para vc já se sabe), vc tem de contar com a autorização do pai, esteve deve estar de acordo com o aumento da dificuldade no convivio com o filho, dificuldade que já existe por ser o convívio limitado a algumas vezes ao mês, e não todo dia como seria O MELHOR para a criança, logo, impondo maior distância aumenta-se a dificuldade, favorece ao escaceamento das visitas, e assim A CRIANÇA PERDE o convívio com seu pai.

Como dizia, se o pai não autoriza, vc terá de convencer a justiça (principalmente ao MP que representa a criança) de que mudar-se atendendo ao interesse da genitora, irá ser O MELHOR para a criança, representando reduzir seu convívio com o pai, mesmo que aumento o convívio da mãe com os pais dela (a criança perde para a mãe ganhar).

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Bom dia. Ficou claro em relação as minhas duvidad certo muito obrigada, acima de tudo vem o bem estar de nossos filhos . So mais uma duvida, posso estar viajando com ela pra outro estado sem pedir autorização dele, claro respeitando seus horarios e dias de visitas? A nao ser q haja um acordo comigo.

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Qualquer dos genitores é livre para viajar com o filho menor de 18 anos por todo o território nacional, apenas para sair do pais é que precisa da autorização do outro genitor ou da justiça.

Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Entendi muito obrigada shr Rafael pelas informações.

Abraço.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos