Estou com uma dúvida que me intriga já faz muito tempo. Meu avô materno veio a falecer no final de 2013. Ele era viúvo, minha avó (esposa dele) faleceu no dia seguinte ao falecimento da minha mae. Isso mesmo, foi bem trágico. Acontece que ficaram mais 3 filhos vivos (meus tios e tias) e minha mãe teve eu e minha irmã mais velha. Nós (eu e minha irmã) somos herdeiros da parte que cabe a nossa mãe, correto? Ficamos sabendo que meu avô se desfez de todos os bens que tinha (áreas de terra) ainda em vida, porém isso com certeza gerou um montante de dinheiro aplicado em conta. Sei também que minha tia (quem cuidou dele por um tempo enquanto ele esteve doente antes de falecer) devia ter acesso à conta dele, pois era ela quem recebia a aposentadoria dele e de minha avó já falecida. Acontece que depois de sua morte pedi a certidão de óbito e nel anão aparece o nome de minha falecida mãe, como se ela não fizesse parte da família, aparecendo o nome somente dos outros filhos ainda vivos. E até agora ninguém nos procurou para fazer partilha de bens que o meu avô deixara. O marido de uma dessas minhas tias nos falou que o meu avô deixara uma bela quantia em dinheiro e que depois que a poeira abaixasse poderiam dividir e pronto. Mas isso não aconteceu. Um tio pintou a casa, trocou de carro, outra deu um carro pro filho, outro primo meu também trocou de carro, todos no mesmo período, estranho não? Como eu não tenho certeza desse valor que meu avô tenha deixado em conta bancária preciso saber se o banco fornece e qual é o procedimento para eu verificar algum extrato da conta de meu avô. Mesmo que ela deva ter sido encerrada o banco deve ter algum controle, correto?

Preciso da ajuda de vocês se possível. Obrigado.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 14 de janeiro de 2015, 21h40min

    "O marido de uma dessas minhas tias nos falou que o meu avô deixara uma bela quantia em dinheiro e que depois que a poeira abaixasse poderiam dividir e pronto. "

    Não sei como ele ia conseguir esse feito!! Por acaso ele ia se fazer passar pelo sogro, aparência e assinatura???

    Como um morto movimenta sua conta bancária?? Do além???

    Não dê ouvidos de disse que disse.

    "Como eu não tenho certeza desse valor que meu avô tenha deixado em conta bancária preciso saber se o banco fornece e qual é o procedimento para eu verificar algum extrato da conta de meu avô."

    O banco não sabe que é vc, nem que sua mãe morreu e se morreu quandos herdeiros ela deixou. Portanto, o banco não vai lhe franquear informações confidenciais da conta de terceiros. Siga os ritos da justiça. Abra inventário de sua mãe, de sua avó e de seu avô. Então peça pesquisa do CPF deles junto ao Banco Central, lá indicará as contas que os falecidos tinham ao morrer.

    Se seu avô fechou a conta, se ele sacou milhões, nenhum dos filhos tem de dar satisfações sobre este dinheiro. O dono do dinheiro ainda era vivo e pode dispor do que era dele como bem o interessasse, até fazer uma fogueira com a grana (é ilegal, mas ele ta morto, não vai responder por isso).