Declaração para abrir Mãos dos bens
Boa tarde! Eu e meu companheiro, há 21 anos, estamos em uma fase de separação, mas segue que não somos casados legalmente e até então era apenas união estável comprovado por documento autenticado. Depois de longos anos de sofrimento, desde agressões físicas e verbais, resolvi dar fim a este relacionamento que tanto insisti em continuar, mas sem sucesso. Tenho um filho de 15 anos, registrado em nome dele. Pretendo eu mesma sair de casa e mesmo sabendo que irei passar grandes dificuldades não quero tirar a casa deste, que diz ser o patrimônio construído com suor do rosto dele. Prefiro assim, pois sei que se agir ao contrário talvez serei perseguida para sempre e não terei paz. Ele tem dois imóveis no nome dele, entramos em uma acordo que venderíamos um terreno e este arrecadamento ficaria para mim e meu filho agirmos nossas vidas. Mas segue que ele quer por que quer que eu assine uma declaração elaborada por ele de próprio punho, dizendo que abro mão da casa ao qual moramos e ainda reafirmando que não estou sofrendo pressão psicológica e estou saindo por livre espontânea vontade, ele diz que tenho que digitar, imprimir e assinar para levar-mos para reconhecer firma e se não for assim não liberará o terreno para mim. Também quer que eu vá com ele para cancelar o documento que comprova que estamos juntos há anos em união estável. Ainda diz que vendendo o terreno tenho que sair mais que imediatamente da casa. Sei que se conseguirmos dividir tudo certinho não precisaria recorrer ao setor jurídico, mas isto que ele está praticamente me obrigando a fazer é certo? Se alguém puder me dar uma orientação de como proceder estarei muito agradecida!
Rafael F Solano, Boa noite! Sim, construímos a vida do zero, mas ele sempre alega que eu não o ajudei em nada o que não é verdade, mas minha preocupação é que não posso ficar com estes bens que ele bate no peito dizendo que é dele. Prefiro sair na desvantagem, mas viver pelo menos sem a preocupação dele ficar me perseguindo depois. Nem vender o terreno ele esta satisfeito, diz que só venderá e me dará o dinheiro se eu assinar dizendo que abro mão de tudo por livre espontânea vontade.
Agora eu não sei se faço o que ele está pedindo para pelo menos vender esse terreno ou sigo um outro procedimento.
Eu sabia que exite o sim ou o não para nossas escolhas, só queria um esclarecimento se no meio jurídico há um outro procedimento que sigo para não sair perdendo neste caso, afinal estou sofrendo com isto tudo. Mas acho melhor tentar um outro canal ou meio para informar-me. Mas agradeço por ter lido o meu testemunho.