Acidente de trânsito com desvalorização do carro e impossibilidade de uso.

Há 11 anos ·
Link

Prezados Doutores(as),

No dia 04 de janeiro de 2015, por volta das 21 horas e 05 minutos, sofri uma colisão no meu automóvel, após realizar uma conversão regular. O outro motorista, causador do acidente, bateu em minha lateral direita, pois estava distraído e avançou a sinalização de pare da via.

O acidente causou danos significativos na lateral direita do meu carro, danificando as duas portas, parte do casco, além de ter causado um leve tremor na suspensão e barulho no cano de descarga, possivelmente pelo abalo causado pelo impacto da colisão. O culpado arcou com os reparos do meu carro, acionando o seguro, porém vou ficar 2 ou 3 semanas sem poder utilizá-lo até ser reparado, além da desvalorização, por agora ser um carro batido.

Levando em consideração as duas informações no final do texto acima:

1 - Posso solicitar que o causador arque com as despesas de transporte (no caso uso de taxi) pelo tempo que eu ficar sem automóvel para circular. Isso seria essêncial para mim, pois, por exemplo, numa situação de emergência eu não teria um transporte regular para levar minha filha de 5 anos num hospital?

2 - Posso pedir danos emergentes, já que o carro desvalorizou consideravelmente após o acidente, por agora ser um carro batido?

Agradeço a atenção de todos,

uma boa semana.

5 Respostas
Desconhecido
Advertido
Há 11 anos ·
Link

PARA QUE VC POSSA RECEBER VALOR REFERENTE UTILIZAÇÃO DE TAXI, VC DEVE COMPROVAR QUE EFETIVAMENTE UTILIZA O VEICULO COMO MEIO ESSENCIAL PARA ATIVIDADE EX: SE VC FOSSE UM VENDEDOR, SE FOSSE UM MÉDICO AI SIM AGORA QUERER RECEBER VALOR DO TAXI POR RAZÕES HIPOTÉTICAS AI É QUERER DEMAIS E COM CERTEZA NÃO SERÁ RESSARCIDO. LEVAR FILHA AO MÉDICO, SE ELA FIZESSE UM TRATAMENTO DE SAÚDE ONDE VC TIVESSE QUE LEVAR ELA DIARIAMENTE PARA TRATAMENTO AI SIM A COISA MUDARIA DE FIGURA NA SUA HIPÓTESE NÃO.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

E os danos emergentes, já que o carro desvalorizou consideravelmente após o acidente, por agora ser um carro batido?

Desconhecido
Advertido
Há 11 anos ·
Link

isso não dano emergente, até porque o " termo emergente" sugere um aumento, no caso o veic só tem depreciação ao longo dos anos, vc poderia propor ação de lucro cessantes se o veic fosse utilizado para exercício da profissão ex: taxista que fica sem veic para trabalho, no seu caso poderia se falar em eventual percas e danos materiais mas o valor de depreciação que vc poderia pretender com certeza não é o que o juiz irá conceder. para mim é tipo de ação que traz mais dor de cabeça do que ganho efetivamente.

Hen_BH
Advertido
Há 11 anos ·
Link

No que toca à indenização referente à desvalorização do veículo ocorrida em razão da colisão (pois agora é um carro batido), ela será devida se você comprovar essa circunstância (através de prova pericial, venda do veículo por valor menor que o de mercado, comprovadamente desvalorizado por conta dessa colisão).

TJMG

EMENTA: AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE VEÍCULOS - CULPA PROVADA - DESVALORIZAÇÃO DO VEÍCULO DO AUTOR - INDENIZAÇÃO DEVIDA - PEDIDO PROCEDENTE - DECISÃO MANTIDA.- Inarredável a culpa dos requeridos na ação no acidente narrado na inicial, não há que se afastar a responsabilidade solidária destes de indenizar os danos provados, a teor dos arts. 186 e 927, ambos do Código Civil. - Verificado que os requeridos não trouxeram aos autos prova capaz de infirmar o laudo da perícia técnica judicial, deve ser mantida a decisão que os condenou ao pagamento de 10% do valor de mercado do veículo, à época, a título de desvalorização em razão do acidente por eles ocasionado."

Pamela Simões
Há 10 anos ·
Link

Tenho uma amiga que sofreu o mesmo problema, uma mulher colidiu com o carro dela, o seguro pagará o concerto, no entanto demorará 40 dias para o carro dela ficar pronto. Ela está gravida, e precisa ir no médico fazer exames e consultas necessarias de um pré-natal, sem contar que ela e o marido utilizam o carro para ir trabalhar. Nenhum dos dois recebem vale transporte, o que eles gastam com gasolina para ir trabalhar no mês, com transporte publico vai dobrar, e outra coisa, mulher gravida é imprevisivel, pois e se ela passa mal na madrugada e necessita de emergencia? Sabemos que se depender de transporte publico é complicado...

Nesse caso ela poderia alugar um carro para as necessidades necessarias que ela precisa? Ou até utilizar um taxi? Quais as medidas cabiveis?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos