Boa tarde. Trabalho em uma empresa faz algum tempo, no final do ano passado fui obrigado a me afastar das minhas funções para fazer uma cirurgia de retirada de um TUMOR, fiquei afastado por 90 dias, agora quando retornei meu empregador solicitou que eu faça uma carta de demissão, pois não vão me demitir porem já colocaram outro em meu lugar no trabalho. Como devo proceder? Tenho estabilidade no emprego por causa da minha doença? Se eu pedir demissão perco todos os direitos trabalhistas?

Respostas

    E

    Exatto Segunda, 19 de janeiro de 2015, 15h22min

    João da Silva - Pelo que vc relata não se trata de acidente de trabalho, portanto,
    não terá 12 meses de estabilidade no emprego.
    Tudo indica que a empresa pode demití-lo a qualquer momento pagando todos os
    seus direitos (Demissão sem justa causa).

    Você não pode em hipótese nenhuma deixar que empresa "force" a sua saída
    nem deve pedir demissão

    R

    Rafael F Solano Segunda, 19 de janeiro de 2015, 15h29min

    Não vejo como deduzir de pronto que o tumor seria doença laboral, isso só o médico do trabalho para poder atestar.

    João, independente de vc ter ou não estabilidade se seu empregador o quer fora da empresa que seja ele a tomar a iniciativa. Vc não tem de fazer carta de demissão alguma se não é vc que deseja rescindir o contrato.

    Seria interessante vc investigar para saber se acaso sua enfermidade pode ser desencadeada pela sua atividade laboral.