Dr. bom dia! Estou com um dos funcionários da empresa, que afastou-se por problemas na coluna relatado dores e quando foi ao médico este viu a necessidade imediata de intervenção cirurgica, hoje após um ano e meio este veio a nos procurar pedindo que trocassemos seu status para doença ocupacional, para que o mesmo tenha melhor ganho junto ao INSS para que seja mudada de auxilio doença para auxilio doença ocupacional. Nosso trabalho consite em e ligações de energia onde desempenha uso de escada para subida em postes de rede energizada. Na época de seu afastaento não houve acidente, apenas dores e procura de medico por ele para verificação, no dia da consulta ja foi encaminhado para cirugia devido a possibilidade de fratura e paralisação. Haja vista que, este funcionário foi jogador de futebol e sempre teve uma vida ativa e nunca relatou problemas quanto ao transporte e manuseio de escada, visto que, na empresa deve ser feito por dois individuos como procedimento! Poderia me ajudar neste tema?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 21 de janeiro de 2015, 11h22min

    Quem define qual a origem da doença é o médico não o empregador, se o médico não viu nexo causal com a atividade laboral não há como transformar isso em acidente de trabalho.

    ?

    Desconhecido Quarta, 21 de janeiro de 2015, 22h19min

    Se entendi o que você disse o médico dele, ou eu teria que encaminhá-lo a um médico do trabalho, lembrando que ele agora e após um ano recebeu de seu médico um atestado declarando que o mesmo passou por cirurgia de trauma de repetição. A inteção não é de prejudicar ninguem, mas de ser justo para a empresa e para o colaborador e não infligindo a Legislação.
    Att.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 24 de janeiro de 2015, 20h32min

    Samir, ele passou por médico do trabalho???

    O médico dizer num atestado que a enfermidade que levou a necessidade de cirurgia deu-se por um trauma de repetição não é, por si só, afirmação de doença laboral.

    É isso o que eu acho estranho. Se ele teve uma doença laboral, passou pela pericia do INSS, por nenhum médico e nem ele, o segurado (o maior interessado) não procurou modifica a tipologia de seu benefício????