Quanto tempo demora para retirarem uma acentuação do meu nome no registro de nascimento?

Há 9 anos ·
Link

Meu caso é um pouco especial, acho. Minha mãe, quando nasci, decidiu que eu me chamaria Aline. Meu pai não estava de acordo, e quando foi me registrar, para se "vingar", me registrou como Alineé, sim, com dois "es" e acento agudo no último e. Quando chegou em casa com a minha certidão, já devem imaginar o circo que se montou. Minha mãe, brava, rasurou a minha certidão e acabou tirando o acento do meu nome. Dias depois mudamos de cidade e não foi pedida a retificação da minha certidão. Cresci com ela, assumi o nome de Alinee e nunca tive problema algum, tirei todos os meus documentos incluindo passaporte, fiz viagens internacionais e tudo bem. Até algumas semanas atrás que fui autenticar meu diploma da faculdade e o moço do cartório pediu a minha certidão e disse que não seria possível autenticar porque ela estava alterada. Disse que eu deveria pedir uma segunda via da certidão. Pedi e, claro, ela veio como fui registrada: Alineé. Pretendo entrar com o pedido de retificação para a retirada do acento. Creio que não será muito difícil uma vez que claramente é constrangedor e todos os meus documentos estão sem o acento. Quanto tempo levaria para eu ter a minha certidão já alterada? Se eu precisar renovar o meu passaporte enquanto estiver em processo de retificação, conseguirei? Preciso viajar e preciso do passaporte, mas um dos documentos exigidos é a certidão. O que me dizem? Obrigada.

5 Respostas
Imagem de perfil de Erich L. Turbuk - Advogado
Erich L. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link

ALINEE

Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar a alteração pretendida em seu prenome. Pelo Estado de SP demora até 6 meses. Pelos demais Estados demora mais de 12 meses.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link

Obrigada, Herbert. Mas seria realmente necessária a contratação de um advogado? Soube que posso entrar com o pedido através da Defensoria Pública. Se isso for certo, perderei muito tempo com isso? E a questão do passaporte? Grata outra vez.

Imagem de perfil de Erich L. Turbuk - Advogado
Erich L. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link
· Editado

ALINEE

Em alguns Estados a Defensoria Pública atua neste tipo de processo. No Estado de SP não. O passaporte é um documento que deverá ser atualizado da mesma forma que o RG, CPF etc.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link

Obrigada pelos esclarecimentos. :) Vou resolver isso o mais rápido possível.

Imagem de perfil de Erich L. Turbuk - Advogado
Erich L. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link

ALINEE

De nada. Sempre as ordens.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta