Fiz um exame de DNA de uma criança de 3 anos, até então eu não sabia da existência dela, após confirmação do dna na audiencia fui questionado se queria meu sobrenome na criança, eu disse que sim e fazia questão já que é realmente minha filha, a mãe junto a seu advogado recusou alegando que a criança sofreria trauma até adaptar ao seu novo nome, ela também não quis deixar eu ver a criança até segunda ordem judicial, agora estou aguardando a certidão chegar no meu endereço para ingressar com visitação e alimentos também, pois sei que tenho deveres a partir de agora, qual é a melhor forma de lhe dar com esse caso?

Respostas

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim Quinta, 22 de janeiro de 2015, 22h10min

    Boa noite Luciano
    Uma vez reconhecida a paternidade da criança, você deverá prestar alimentos. Você estará amparado pela Lei 5478/1968 Lei de Alimentos
    Sugiro que entre com o oferecimentos de alimentos a menor, com a regulamentação de visita.
    Caso a mãe proíba o seu contato com a menor, denuncie por alienação parental, conforme a Lei 12.318/2010, a prática deste ato, fere o direito do menor de conviver com os seus parentes, constituindo um abuso moral contra a criança.
    Diante desta prática, o genitor prejudicado poderá propor na justiça a verificação do fato e a tomada de providências. Procure um advogado ou defensor público, para solucionar o seu problema.

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de janeiro de 2015, 1h20min

    Quando você diz "entrar com o oferecimentos de alimentos a menor" você diz judicialmente? Já ofereci pessoalmente (informalmente) e ela disse que era para procurar meus direitos, pois ela não ia deixar eu ver a criança até segunda ordem.

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim Sexta, 23 de janeiro de 2015, 11h12min

    boa tarde Luciano
    A única medida é judicial. Procure um advogado/defensor público, entre na justiça. Foi provado que você é o pai da criança pelo exame, ela impede de vê, ela cometendo alienação parental. Mas você pode ingressar um juízo, com uma ação de oferecimento de alimentos e com regulamentação de visita.