Quero voltar a usar o nome do meu pai. Como devo proceder?

Há 9 anos ·
Link

Me casei, continuo com o nome da minha mãe "Pereira", tirei o nome do meu pai "Carvalho" e acrescentei a do meu marido "Cavalcanti". Mas me arrepende de ter excluído o sobrenome dele. Posso voltar a usa-lo e só acrescentar o nome do meu marido?

5 Respostas
Imagem de perfil de Erich L. Turbuk - Advogado
Erich L. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link

SABRINA

Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível re-incluir o sobrenome paterno.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link

Obrigada! Tenho 11 meses de casada e ainda não mudei meus documentos. Mesmo assim preciso de um advogado para conseguir re-incluir o sobrenome?

Imagem de perfil de OAdvogado
OAdvogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Sim, você não mudou mas ja consta o averbamento na certidão de casamento. A partir do casamento, a certidão de nascimento é como se fosse "substituida" pela de casamento. Você deverá entrar com uma ação de Alteração de Registro Civil, retificar não seria a ação adequada no meu ponto de vista, devido ao fato de que não ocorreu um erro de grafia ou falta de informação. Na verdade, você é que não quis colocar o nome no momento certo, portanto, agora é necessário alterar e não corrigir.

Imagem de perfil de Erich L. Turbuk - Advogado
Erich L. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link
· Editado

SABRINA

Pelas normas da corregedoria o nome da ação é este e não outro. Se a pretensão é incluir o sobrenome paterno na certidão de casamento o caminho é o judicial e na forma que escrevi acima. Irrelevante não ter mudado os documentos pessoais. Estamos falando de registro civil. E este é base para expedição dos demais documentos.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Imagem de perfil de OAdvogado
OAdvogado
Advertido
Há 9 anos ·
Link

O Dr. Herbert Tem razão, analisando a situação fática e as normas da corregedoria a ação seria a de Retificação, realmente. Obrigado pela ilustração DR. Herbert.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta