Usucapião ou adjudicação?

Há 11 anos ·
Link

Minha tia comprou um apartamento há 15 anos e fez uma promessa de compra e venda, que seria concretizada definitivamente quando o inventário da proprietária se encerrasse. Ela pagou o valor total e vive no lugar desde então, mas a família se mudou para outro estado e nunca efetivou/registrou a venda. Ela não sabe o que fazer para resolver essa questão e passar o imóvel para o nome dela definitivamente. Alguém pode ajudar? Obrigada!

2 Respostas
Gabriel
Há 11 anos ·
Link

Vi um caso parecido de um conhecido meu que veio pedir conselhos.

Nesse caso que me falaram foi feito a promessa de compra e venda e tudo foi pago certinho, mas a mulher que comprou o apartamento não pegou uma procuração para poder transferir o imóvel sozinha (sem precisar do proprietário). Só que agora o proprietário sumiu e ninguém sabe do seu paradeiro.

Eu falei para entrar o mais rápido possível com uma ação de adjudicação compulsória, o problema nesse meu caso vai ser se o juiz acabar ficando meio receoso de julgar procedente a ação à revelia do réu, pois com certeza terá que ser citado por edital.

Agora nesse seu caso a primeira coisa seria tentar encontrar a antiga proprietária pra ver se ela não vai lá realizar a transferência ou se passa uma procuração para que a sua tia transfira o imóvel. Agora se a única via for a judicial acho melhor uma ação de adjudicação compulsória do que usucapião.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Obrigada, Gabriel!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos