Danos morais contra o HSBC, é possível neste caso?
Estou em processo de financiamento imobiliário, pois negociei um apartamento. Devido a burocracia existente na Caixa, optei pelo HSBC, onde tive boas recomendações, que o processo seria bem rápido.
Entrei em contato via email com a central de crédito imobiliário, que fica em Curitiba, onde me solicitaram alguns documentos digitalizados, e o preenchimento de alguns formulários. Fiz conforme o solicitado, e em 2 dias recebi um email com a aprovação do crédito, onde eu estaria passando para a segunda fase, que seria a análise do imóvel. Com esta aprovação em mãos, a construtora cedeu as chaves do imóvel, para que eu pudesse ir providenciando a parte da mobília, e enfim, pudesse morar no imóvel.
Pois bem, isso ocorreu no mês de Agosto de 2014. No decorrer do mês de agosto e setembro, providenciei toda a documentação do imóvel, eles enviaram o engenheiro até o imóvel para a avaliação, e em menos de uma semana, me enviaram a aprovação, que tudo estava OK para confeccionar o contrato, faltando apenas uma coisa: a abertura de uma conta corrente para débito das parcelas. Aí começa o meu martírio: A agência da minha cidade (Indaial/SC) estava sem gerente titular (isso eu não tinha conhecimento), tinha apenas uma gerente de relacionamento. Fui até a agência, fui muito bem tratado, preenchi a documentação necessária para a abertura da conta e a gerente me informou que em 5 dias esta conta estaria aberta. Passaram-se alguns dias, e o processo de abertura de conta retornou para ela, com divergência do meu endereço comercial (até hoje não entendi qual a divergência, mas enfim). Ela me ligou, solicitou novamente minha assinatura em toda papelada, e enviou o processo novamente. O processo retornou mais uma vez. Para resumir a história, a conta foi efetivamente aberta no dia 08/01/15, depois que um gerente titular foi transferido para a referida agência.
Repassei os dados da conta para o pessoal do crédito imobiliário, e me retornaram informando que o processo teria que iniciar novamente, com a aprovação do crédito, providenciar os documentos, enfim, todo o processo novamente, pois tem um prazo de 120 dias para expirar, e havia passado este prazo.
Expliquei a situação para o gerente da agência, que a culpa de ter expirado não era minha, e sim, do próprio HSBC, e ele disse que iria subir uma nova proposta pela agência, e iria resolver o problema diretamente com o gerente do crédito imobiliário, iria explicar a situação, e resolveria.
Até o momento ele não resolveu a situação, e para a minha surpresa, o pessoal do crédito imobiliário RECUSOU a minha nova proposta, ou seja, não aprovaram, informaram que sou um cliente com risco potencial no mercado, pois tenho alguns empréstimos em aberto que compromete mais de 30% da minha renda. Só que estes empréstimos, foram justamente para confeccionar a mobília do apartamento, no qual estava APROVADO meu cadastro para minha moradia, e por incompetência do HSBC, deixaram expirar o prazo.
Agora a construtora quer uma solução, pois ou eu pago, ou tenho que deixar o imóvel (estão 100% corretos, pois foi este o combinado). Se eu tiver que deixar o imóvel, quem vai arcar com meus prejuízos, pois a construtora não vai querer os móveis, e como são sob medida, não terão utilidade em outro imóvel (investi mais de R$ 30.000 em móveis). Fora a minha moral, referente a toda a vizinhança que certamente vai saber que se eu me mudei, foi porque aconteceu algum problema com meu crédito.
O que eu faço?