Estou em processo de financiamento imobiliário, pois negociei um apartamento. Devido a burocracia existente na Caixa, optei pelo HSBC, onde tive boas recomendações, que o processo seria bem rápido.

Entrei em contato via email com a central de crédito imobiliário, que fica em Curitiba, onde me solicitaram alguns documentos digitalizados, e o preenchimento de alguns formulários. Fiz conforme o solicitado, e em 2 dias recebi um email com a aprovação do crédito, onde eu estaria passando para a segunda fase, que seria a análise do imóvel. Com esta aprovação em mãos, a construtora cedeu as chaves do imóvel, para que eu pudesse ir providenciando a parte da mobília, e enfim, pudesse morar no imóvel.

Pois bem, isso ocorreu no mês de Agosto de 2014. No decorrer do mês de agosto e setembro, providenciei toda a documentação do imóvel, eles enviaram o engenheiro até o imóvel para a avaliação, e em menos de uma semana, me enviaram a aprovação, que tudo estava OK para confeccionar o contrato, faltando apenas uma coisa: a abertura de uma conta corrente para débito das parcelas. Aí começa o meu martírio: A agência da minha cidade (Indaial/SC) estava sem gerente titular (isso eu não tinha conhecimento), tinha apenas uma gerente de relacionamento. Fui até a agência, fui muito bem tratado, preenchi a documentação necessária para a abertura da conta e a gerente me informou que em 5 dias esta conta estaria aberta. Passaram-se alguns dias, e o processo de abertura de conta retornou para ela, com divergência do meu endereço comercial (até hoje não entendi qual a divergência, mas enfim). Ela me ligou, solicitou novamente minha assinatura em toda papelada, e enviou o processo novamente. O processo retornou mais uma vez. Para resumir a história, a conta foi efetivamente aberta no dia 08/01/15, depois que um gerente titular foi transferido para a referida agência.

Repassei os dados da conta para o pessoal do crédito imobiliário, e me retornaram informando que o processo teria que iniciar novamente, com a aprovação do crédito, providenciar os documentos, enfim, todo o processo novamente, pois tem um prazo de 120 dias para expirar, e havia passado este prazo.

Expliquei a situação para o gerente da agência, que a culpa de ter expirado não era minha, e sim, do próprio HSBC, e ele disse que iria subir uma nova proposta pela agência, e iria resolver o problema diretamente com o gerente do crédito imobiliário, iria explicar a situação, e resolveria.

Até o momento ele não resolveu a situação, e para a minha surpresa, o pessoal do crédito imobiliário RECUSOU a minha nova proposta, ou seja, não aprovaram, informaram que sou um cliente com risco potencial no mercado, pois tenho alguns empréstimos em aberto que compromete mais de 30% da minha renda. Só que estes empréstimos, foram justamente para confeccionar a mobília do apartamento, no qual estava APROVADO meu cadastro para minha moradia, e por incompetência do HSBC, deixaram expirar o prazo.

Agora a construtora quer uma solução, pois ou eu pago, ou tenho que deixar o imóvel (estão 100% corretos, pois foi este o combinado). Se eu tiver que deixar o imóvel, quem vai arcar com meus prejuízos, pois a construtora não vai querer os móveis, e como são sob medida, não terão utilidade em outro imóvel (investi mais de R$ 30.000 em móveis). Fora a minha moral, referente a toda a vizinhança que certamente vai saber que se eu me mudei, foi porque aconteceu algum problema com meu crédito.

O que eu faço?

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 28 de janeiro de 2015, 10h16min

    Só que estes empréstimos, foram justamente para confeccionar a mobília do apartamento, no qual estava APROVADO meu cadastro para minha moradia, e por incompetência do HSBC, deixaram expirar o prazo.

    Entendo não restar dano moral, pois os "emprestimos" que vc foi antes que efetivamente vc tivesse o empréstimo e contrato assinado com a instituição financeira. Não há que se falar em danos morais.

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de janeiro de 2015, 13h34min

    ISS, e no caso da incompetência na abertura da conta, onde atrasou mais de 60 dias, sendo que o prazo oficial que eles dão é de 5 dias, e por este motivo minha proposta expirou, como fica?

    D

    Desconhecido Quarta, 28 de janeiro de 2015, 15h26min

    ISSO NÃO ESTA ATRELADO AO FATO DE VC DE LIVRE INICIATIVA TER FEITOS OS EMPRÉSTIMOS. ESSE NÃO FOI MOTIVO DA RECUSA POSTERIOR DO CRÉDITO. EM MEU ENTENDIMENTO NÃO HÁ DANO ORAL A SER RESSARCIDO PELO BANCO.

    ?

    Desconhecido Quinta, 29 de janeiro de 2015, 11h14min

    Ok, obrigado.