A mãe do maior incapaz (incapaz desde 1978) morreu em 2000, sua aposentadoria passou a ser recebida pelo marido (pai do maior incapaz). Em 2013 morreu o pai, o maior passou a receber a sua aposentadoria - Pensão por Morte. Gostaria de saber como solicitar junto ao INSS a Pensão por Morte relativa à mãe do maior incapaz.

Respostas

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Quarta, 28 de janeiro de 2015, 16h38min

    Deverá ser feito um requerimento ao INSS nesse sentido, uma vez que para receber a pensão da mãe, o maior incapaz já deve ter provado tal condição desde data anterior ao óbito da mesma. Também deve ser considerado que após 5 (cinco) anos, a não ser que seja provado que o maior era também incapaz para os atos da vida civil por curatela, ocorre prescrição das respectivas prestações, o que deve acontecido no caso.