No dia 31/10/2014, após acordo, entreguei o imóvel por mim locado, após vistoria positiva da filha do proprietário, que deu nada consta em todos os itens verificados. Em janeiro de 2015, este me foi entregue o termo de quitação de locação com tudo ok, inclusive liberando os fiadores a partir de 31/12/2014. . Hoje recebi um email me informando que o aquecedor de gás do apartamento não está funcionando e me cobrando os recibos de manutenção do tempo que morei lá. Essa cobrança procede? Por quanto tempo ainda o proprietário pode me cobrar ações referentes ao tempo que morei no imóvel?

Respostas

3

  • 0
    Maria Angela

    Maria Angela Terça, 03 de fevereiro de 2015, 14h22min

    Não procede. O termo de quitação é comprovante de que tudo foi verificado e estava em ordem e portanto nada mais lhe pode ser cobrado de você ou de seus fiadores. A vistoria é feita antes do desligamento da energia elétrica pelo inquilino o que permite que seja testado os equipamentos.
    Informe que a vistoria foi realizada e nada constou de problemas devendo o mesmo ter ocorrido após o término de teu contrato e de responsabilidade de quem estava com as chaves.
    encerre o assunto porque ao consultar o jurídico este irá informar que nada pode ser feito contra você.

    abraços

  • 0
    Edvaldo Santos

    Edvaldo Santos Sábado, 08 de outubro de 2016, 0h24min

    Estou com um problema parecido.
    Realizei a vistoria em 24/09/2016. A vistoria foi realizada SEM PENDÊNCIAS. No mesmo dia entreguei as chaves e recebi os cheques caução, bem como o termo de quitação. No entanto, constou somente a assinatura minha PQ as outras pessoas que constavam os nomes no termo não estavam na imobiliária. ( estava somente o vistoriador e 2 funcionárias da imobiliária.) a funcionária disse que encaminharia o termo para a proprietária e, posteriormente, ele seria encaminhado a mim com as outras assinaturas.
    Em 04/10/2016 recebi um e-mail dizendo que a dona do imóvel esteve no local e visualizou pendências que o vistoriador não apontou. Por conseguinte, enviaram-me e-mail com boleto cobrando o valor referente às pendências.
    Dúvida: posso ser onerado por fato ulterior à vistoria que fora constatada sem pendências?
    OBs: tenho um e-mail da funcionária dizendo que foi realizada a vistoria e que não há pendências.

  • 0
    Maria Angela

    Maria Angela Sábado, 08 de outubro de 2016, 12h21min

    Já estás em poder to termo de quitação onde a imobiliária, mandatária do locador, te fornece a quitação e mesmo que judicialmente a locadora conteste a vistoria não terá sucesso visto que se ela desejava acompanhar, deveria ter ido no mesmo dia em que foi marcado pela imobiliária e vistoriador. No meu entendimento nada mais há a contestar tanto que a caução já te foi devolvida a você . Se a vistoria foi feito errada é problema da locadora com a imobiliária,
    O email também vale como comprovação de que tudo está ok e nada deves, ignore.
    A locadora deve ter conversado com a imobiliária discordando de algo que a imobiliária poderá ter que indeniza-la e esta tenta repassar a você. È o jeitinho brasileiro do "se colar, colou"
    Termo de quitação pode ser enviado pelo locador até via email e portanto não obriga que ele assine. quitação em mãos, caução devolvida, contrato encerrado. Ela até pode buscar na justiça mas duvido que consiga algo.
    abraços

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.