No dia 31/10/2014, após acordo, entreguei o imóvel por mim locado, após vistoria positiva da filha do proprietário, que deu nada consta em todos os itens verificados. Em janeiro de 2015, este me foi entregue o termo de quitação de locação com tudo ok, inclusive liberando os fiadores a partir de 31/12/2014. . Hoje recebi um email me informando que o aquecedor de gás do apartamento não está funcionando e me cobrando os recibos de manutenção do tempo que morei lá. Essa cobrança procede? Por quanto tempo ainda o proprietário pode me cobrar ações referentes ao tempo que morei no imóvel?

Respostas

    Maria Angela

    Maria Angela Terça, 03 de fevereiro de 2015, 14h22min

    Não procede. O termo de quitação é comprovante de que tudo foi verificado e estava em ordem e portanto nada mais lhe pode ser cobrado de você ou de seus fiadores. A vistoria é feita antes do desligamento da energia elétrica pelo inquilino o que permite que seja testado os equipamentos.
    Informe que a vistoria foi realizada e nada constou de problemas devendo o mesmo ter ocorrido após o término de teu contrato e de responsabilidade de quem estava com as chaves.
    encerre o assunto porque ao consultar o jurídico este irá informar que nada pode ser feito contra você.

    abraços

    Edvaldo Santos

    Edvaldo Santos Sábado, 08 de outubro de 2016, 0h24min

    Estou com um problema parecido.
    Realizei a vistoria em 24/09/2016. A vistoria foi realizada SEM PENDÊNCIAS. No mesmo dia entreguei as chaves e recebi os cheques caução, bem como o termo de quitação. No entanto, constou somente a assinatura minha PQ as outras pessoas que constavam os nomes no termo não estavam na imobiliária. ( estava somente o vistoriador e 2 funcionárias da imobiliária.) a funcionária disse que encaminharia o termo para a proprietária e, posteriormente, ele seria encaminhado a mim com as outras assinaturas.
    Em 04/10/2016 recebi um e-mail dizendo que a dona do imóvel esteve no local e visualizou pendências que o vistoriador não apontou. Por conseguinte, enviaram-me e-mail com boleto cobrando o valor referente às pendências.
    Dúvida: posso ser onerado por fato ulterior à vistoria que fora constatada sem pendências?
    OBs: tenho um e-mail da funcionária dizendo que foi realizada a vistoria e que não há pendências.

    Maria Angela

    Maria Angela Sábado, 08 de outubro de 2016, 12h21min

    Já estás em poder to termo de quitação onde a imobiliária, mandatária do locador, te fornece a quitação e mesmo que judicialmente a locadora conteste a vistoria não terá sucesso visto que se ela desejava acompanhar, deveria ter ido no mesmo dia em que foi marcado pela imobiliária e vistoriador. No meu entendimento nada mais há a contestar tanto que a caução já te foi devolvida a você . Se a vistoria foi feito errada é problema da locadora com a imobiliária,
    O email também vale como comprovação de que tudo está ok e nada deves, ignore.
    A locadora deve ter conversado com a imobiliária discordando de algo que a imobiliária poderá ter que indeniza-la e esta tenta repassar a você. È o jeitinho brasileiro do "se colar, colou"
    Termo de quitação pode ser enviado pelo locador até via email e portanto não obriga que ele assine. quitação em mãos, caução devolvida, contrato encerrado. Ela até pode buscar na justiça mas duvido que consiga algo.
    abraços