TRANSFERIR TEMPO DE CONTA PARA OUTRO BANCO
Extraí do Banco Central do Brasil um relatório que consta a abertura da minha conta bancária mais antiga: 26/09/2005 (Caixa Econômica Federal).
Levei esse relatório ao Itaú e solicitei que constasse essa informação como tempo de relacionamento bancário.
O Itaú informou que eu devo solicitar que a Caixa transmita essa informação.
A conta da Caixa foi encerrada em 2010. Em virtude disso, a Caixa diz que não tem como transmitir esse tempo de conta ao Itaú.
Quem parece estar errado? Qual a orientação sugerida?
não pode haver interrupção: ex eu era correntista do antigo banespa, minha conta foi para a antiga caixe economica estadual e lá aparecia cliente bancário desde 1988, só que antes disso eu era cliente do unibanco as encerrei a conta, esse períod anerior a 1988 não pode ser contado, sendo assim me parece que seu caso a caixa esta correta
ISS, sua orientação está INCORRETA.
Consegui que a Caixa Econômica Federal transferisse o meu tempo de conta de 26/09/2005, vez que ainda não tinha 5 anos do encerramento do contrato.
Passarei, a seguir, a orientação correta para quem esteja na mesma situação que eu estive:
Encontrei a resolução Nº 3.279 do Banco Central do Brasil, que assegura o direito de transferir o tempo de conta em até 5 anos após o encerramento.
RESOLUÇÃO 3.279: Dispõe sobre a indicação da data de relacionamento de clientes de instituições financeiras em formulários de cheque.
Art. 1º Estabelecer que as instituições financeiras mantenedoras de contas de depósitos à vista devem indicar, nos formulários de cheque fornecidos a seus correntistas, por solicitação dos respectivos clientes, após a expressão "Cliente bancário desde", a data do mais antigo contrato de conta de depósitos à vista ou de depósitos de poupança em que o cliente conste como titular ou um dos titulares, na própria instituição financeira ou em outra instituição do mesmo conglomerado, bem como em qualquer outra instituição financeira.
§ 4º Para efeito de indicação de data nos termos previstos neste artigo, não podem ser consideradas:
I - contas de depósitos judiciais de qualquer natureza e aquelas abertas por ordem judicial; II - contas de depósitos à vista ou de depósitos de poupança encerradas há mais de cinco anos, contados da data da formalização da solicitação por parte do cliente.
Art. 2º, § 2º As informações cadastrais referidas neste artigo devem ser apresentadas ao cliente pela instituição financeira de origem no prazo máximo de dez dias úteis, contados da data da formalização da respectiva solicitação.
§ 3º Após a apresentação das informações cadastrais na forma do disposto no § 2º, a instituição financeira de origem, mediante autorização expressa do cliente, deve providenciar a remessa dos dados à instituição financeira destinatária no prazo máximo de cinco dias úteis, contados da data da respectiva autorização.
Portanto, o tempo de cliente bancário em conta encerrada PODE SER TRANSFERIDO, desde que o encerramento não tenha ocorrido há tempo superior a cinco anos.
o que aparece no rodapé do cheque por exemplo é "cliente bancário desde../../...., eu estava errado?
"Portanto, o tempo de cliente bancário em conta encerrada PODE SER TRANSFERIDO, desde que o encerramento não tenha ocorrido há tempo superior a cinco anos." a conta dela foi aberta em 2005 encerrada em 2010 em 2015 ela queria que constasse o tempo de clienta bancario desde 2005? E minha informação é que estava errada.
boa tarde gostaria de uma informação eu tenho uma conta poupança da caixa a muitos anos e abrir em outra cidade uma corrente gostaria de saber se eu posso utilizar o tempo de relacionamento da poupança na corrente pois lembrei que já tinha feito isso no banco do brasil mais o gerente da caixa onde eu abrir a conta corrente falou que não poderia porque era poupança gostaria que vc mi ajudassem