Moro a quinze anos numa casa construída por mim em cima da casa dos sogros, o sogro morreu e ficou só a sogra. Meus cunhados moram também no terreno. Mas Nao querem fazer o inventario por ter uma irma do casamento anterior por parte do sogro. Nesses quinze anos que moro la, nunca soube noticias dela. Gostaria de poder ser dono da minha casa. Como agir?

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 10 de fevereiro de 2015, 9h16min

    ISSO VAI DAR UA DOR DE CABEÇA TREMENDA, O CORRETO É VC MESMA PEDIR ABERTURA DO INVENTÁRIO, USUCAPIÃO VAI SER PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 10 de fevereiro de 2015, 9h36min

    Não possível usucapião da parte de cima.
    Ou se faz usucapião de toda propriedade ou nada faz.

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Terça, 10 de fevereiro de 2015, 9h50min

    Só pode ser proprietário da parte de cima caso consegue o dismembramento em inventário.

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de fevereiro de 2015, 10h21min

    Não há como requerer usucapião por usar a laje da casa de outra pessoa que permite que vc a ocupe, usucapião se dá quando o dono do imóvel é omisso e perde o interesse pelo bem (que deveria ser demonstrando com sua ocupação e cuidados).

    Vc só tem o comodato verbal, permissão para uso, não cabe usucapião. Vc tem o direito de exigir indenização pela metade do valor da construção CASO trnha sido vc e o filho do dono do imóvel que tenha construido, isso se vc puder provar que foram vcs quem comprou o material com o qual a casa foi construida.

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de fevereiro de 2015, 10h22min

    Seus cunhados representam o dono do imóvel, não se esqueça que eles sucedem o pai na propriedade do bem, portanto, persiste o comodato verbal.