Sou menor de idade e meu namorado tambem. Estou gravida de 6 meses entao decidimos nos casar antes do tempo que tinhamos combinado (aos 20 anos). Desde o começo meu pai nao aceitava o namoro. Acho que a coisa certa agora seria assumir meu papel como mãe e esposa mas duvido que meus pais aceitem agora. Entao queria saber se a gravidez me dá o direito de decidir sozinha se vou casar ou nao, sem precisar do consentimento dos meus pais.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de fevereiro de 2015, 22h29min

    Como mãe vc terá de se assumir mesmo, não tem volta agora. Mas de esposa, são outros 500, ainda mais sendo seu namorado outro incapaz para a vida civil, dependente dos pais dele. Vcs iam é brincar de casinha, se sequer são responsáveis por sí mesmos, lamento dizer.

    Vcs não decidem nada, devo informar, a decisão que tomaram de não usar camisinha já deu o resultado que os adultos (os pais de vcs) é que terão de suportar. Vc só casa se seus pais concordarem, e com o rapaz a mesma coisa.

    A gravidez de uma pessoa que não tem condições de SE sustentar, de manter um teto decente sobre sua cabeça, de arrumar e manter um emprego apesar de toda agrura e dificuldade que isso representa, só prova que essa pessoa não tem a menor responsabilidade com seus atos, o que se torna óbvio ao se atentar para sua idade, 16 anos apenas, um menor de idade, um dependente dos pais, um representando pelos pais, tutelados ainda.

    Vc poderá se emancipar, caso de fato tenha um mínimo de juizo e queira assumir real responsabildiade sobre tudo o que fizeres.

    Conquiste uma profissão, se dedique arduamente a estudar um curso técnico (muitos já o fazem desde os 14 anos), arrume um emprego e aguente firme todos os problemas advindos dele (TODOS!!!). Depois de 1 ano vc poderá procurar a justiça e requerer sua emancipação. Então vc não será mais tutelada, nem representada, e não dependerá mais em nada de seus pais.