CDC é aplicável a pessoa física?

Há 9 anos ·
Link

Um colega vive de compra e venda de veículos. Ele vendeu um veiculo, sendo que o mesmo apresentou um defeito. É possível o comprador aplicar o CDC?

1 Resposta
Hen_BH
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Veja o conceito de "fornecedor" trazido pelo art. 3º do CDC:

"Art. 3° Fornecedor é toda pessoa FÍSICA ou jurídica (...) que DESENVOLVEM atividade de (...) comercialização de produtos ou prestação de serviços."

Disso podemos tirar algumas conclusões.

A primeira delas é que o fornecedor pode ser pessoa física. Então, o fato de o seu colega não ter uma empresa formalizada não impede a sua qualificação como fornecedor.

A segunda é de que, para a configuração do fornecedor, a atividade por ele desenvolvida é habitual, corriqueira, ou seja, essa atividade se torna elemento de distribuição de bens/serviços.

A doutrina diz que a expressão "DESENVOLVEM" contida no artigo traz a idéia de algo contínuo, habitual, não eventual, ou seja, que seja atividade corriqueira.

Se o seu colega faz da compra e venda de veículos uma atividade habitual, ou por ângulo inverso, não o faz como uma atividade esporádica, eventual, ele se enquadra como fornecedor de bens (veículos).

Desse modo, nada impede que ele seja demandado judicialmente com base no CDC.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta