Caros colegas, envolvi-me esse ano em um pequeno acidente, onde até mesmo o boletim diz que foi de pequena monta, mas ocorre que, como o veiculo da colega, que por sinal é advogada é segurado, a mesma acionou a seguradora para que fosse consertado, e não sei se foi por causa dela ser causidica, exigiu a substituição de todas as peças, inclusive fora trocado uma lâmpada do farol, que não queimou no choque, pois era a noite e a vi ascesa. Existe um mito de quem bate atrás sempre está errado, mas ocorreu que, ela estava trafegando na mesma pista do que eu, e assustou com veículos parado em uma faixa de pedestre e sem sinalizar com o pisca alerta, ou seja, como é uma via de trafego rapido, parar repentinamente é certo que poderá ocorrer uma colisão, mas a colisão foi muito devagar, sendo que onde meu veiculo encostou no dela, não teve estragos maiores, apenas a placa do mesmo, sendo que onde estragou um pouco foi na parte dianteira do veiculo dela, que segundo ela eu não guardava area de segurança, pois acho que não guardava era ela, pois com sua freada repentina, fez com que eu que estava vindo atrás chegasse a colidir com o veiculo dela, empurrando-o contra o da frente, será que ela estava guardando distancia segura, sendo que o veiculo dela colidiu com o da frente? Bom, preciso fazer uma defesa contra ela e posteriormente contra a seguradora, pois tenho certeza que irei ser acionado pela mesma. Desta forma, gostaria que se alguem interessado for, mandassem-me jurisprudencia e decisões sobre colisão na traseira, pois nem sempre quem bate atrás estás errado. Grato e aguardo ajuda de alguem..Abraços

Respostas

    D

    Daniela Campinho Segunda, 14 de abril de 2014, 20h07min

    MILTON_1, Vinha trafegando quando entrei em uma rua sem ligar a seta, porém antes olhei rapidamente pelo retrovisor e vi que vinha uma moto logo atrás, mas no meu ver, haveria tempo suficiente dela mudar de faixa, porém isso não ocorreu e ela colidiu com a traseira do meu carro. Na hora, achei que a culpa era minha, socorri ela e não acionamos a policia, mas meu esposo diz que a culpa foi dela que não deu o espaço mínimo previsto na lei. E agora, de quem realmente é a culpa? Cada um paga o seu?

    .

    ..ISS.... Terça, 15 de abril de 2014, 7h36min

    A culpa é sua vc não sinalizou, calculou mal a distancia do veic que vinha atrás, assim vc deu causa ao acidente, uma coisa é 2 veiculos seguem no mesmo sentido e mesma mão de direção ai o veic da frente reduza a velocidade ou mesmo pisa no freio e o veic que vem atrás colide na traseira ai sim podemos falar que o veic de trás não mantinha distancia segura do veic que seguia à frente, no seu caso vc sai da sua faixa ingressa sem sinalizar calculou mal a distancia do veic que vina na outra faixa culpa sua responsabilidade sua

    M

    MISAN Terça, 27 de maio de 2014, 5h00min

    Bom dia. Estou precisando de uma ajuda. No dia 10/05/2014 me envolvi em um acidente, o carro que vinha na minha frente, parou no sinal VERDE inesperadamente, eu andava em velocidade menor que a permitida, acredito que uns 4okm/h, pois estava com meus filhos no carro. E mesmo assim não consegui parar. Na hora, o condutor do carro da frente, disse ter parado em sinal vermelho, e foi essa versão registrada no BO. Porém, enquanto aguardávamos o final da ocorrência, ele confessou para o policial de forma não oficial que teria se confundido com o sinal vermelho para a conversão a esquerda. O rapaz que estava parado no sinal para conversão serviu de testemunha. No dia fiz o BO, e estava muito nervosa com os 2 pequenos chorando, então não conversei muito. Na segunda entrei em contato com o outro motorista, através de um telegrama para conversarmos, com o endereço registrado no BO, ele entrou em contato comigo e assumiu a culpa, me encaminhando para o seguro dele. Agora o que ocorre é que a seguradora dele, a PORTO SEGURO não quer pagar o meu prejuízo, pois diz que eu sou a culpada por ter batido na traseira. O que posso fazer nesse caso, eu tenho uma testemunha, e o próprio motorista assumiu a culpa. Já procurei alguns casos de jurisprudencia, porém, nesse momento não é o condutor que está se negando e sim a seguradora dele, eu poderia usar o meu seguro, porém não acho justo. O que vocês me aconselham. Eu realmente preciso do carro, uso ele para o transporte para o trabalho e escola das crianças, um de 4 anos e outro de 1 ano, está bem complicado todos esses dias sem carro.

    D

    Dr. Wilson São Paulo/SP 319436/SP Quinta, 29 de maio de 2014, 14h24min

    Entre com uma ação pleiteando o ressarcimento.

    Contrate uma dvogado para que ele instrua bem o processo, pois terá que fazer prova documental e oral para ter sucesso na ação.

    Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira /sp
    [email protected]

    G

    Gilberto P Sexta, 30 de maio de 2014, 19h11min

    Olá, boa tarde!
    Estava trafegando em um via lenta e de mão dupla, quando dois pedestres se aventuraram a atravessar, pois naquele trecho não ha faixa, como eu estava a menos de 40km consegui frear a tempo sem cantar pneu, porém o carro atras veio e sequer pisou no freio.
    O estrago foi bem grande, o carro dele é um SUV de grande porte e o meu um Honda Fit, acho que ele estava mais rápido do que deveria...
    Enfim, ele reconhece que eu reduzi para não atropelar os pedestres. Mas.. ele acha que não tem culpa pois não tem nada com isso, e se eu não tivesse pisado no freio ele não teria batido na minha traseira, mais se eu tive tempo por que ele não?
    Vou agora fazer o BO, o que mais devo fazer?
    Ambos temos seguro, mais quem tem de pagar a franquia?
    Não acho justo ficar com o prejuízo que eu não causei.
    Obrigado,

    .

    ..ISS.... Sábado, 31 de maio de 2014, 8h03min

    vc vai acionar seguro seu? se vc acionar seu seguro vc paga a franquia e depois cobre dele judicialmente ou amigavelmente, se ele acionar seguro dele ele paga a franquia e fica por isso mesmo, se vc acionar seu seguro ele cobre seu prejuizo e depois cobra dele o que ela seguradora pagou para consertar seu veic, já adianto em 1000% quem bate atrás ta errado e sua seguradora não vai cobrir danos dele, sendo assim ele deveria acionar a seguradora. pagava a franquia e td resolvido.

    U

    Uly Penatti Terça, 01 de julho de 2014, 15h28min

    tenho uma situação parecida, alguém pode me ajudar?

    .

    ..ISS.... Terça, 01 de julho de 2014, 15h39min

    se a situação é parecida basta então ler os comentários acima.

    D

    Dr. Wilson São Paulo/SP 319436/SP Sexta, 04 de julho de 2014, 7h27min

    Uly descreva seu caso.

    Wilson

    RainerSin Brasil

    RainerSin Brasil Segunda, 13 de outubro de 2014, 15h08min

    Boa tarde galera, há uma semana envolvi em um acidente onde eu bati na traseira de um veiculo. Deixei claro para a dona do veiculo que pagaria o conserto do carro dela.
    Já enviei uma Carta Registrada falando que ia arcar com o valor do reparo! Porém a dona do veiculo não quer fazer nenhum orçamento e ainda indiquei uma oficina da minha confiança que também é seguradora! E que vai pagar o seguro e ponto final! Neste caso ela poderá entrar na justiça pedindo que eu pague a franquia do seguro dela e ainda a asseguradora entrará na justiça também para me cobrar o que gastou para o conserto do veículo?
    O que posso fazer neste caso?

    D

    Desconhecido Terça, 14 de outubro de 2014, 6h24min

    "Neste caso ela poderá entrar na justiça pedindo que eu pague a franquia do seguro dela"
    Sim ela tem seguro e ela se quiser aciona o seguro, ela paga a franquia e caso vc não queira reembolsar amigavelmente a franquia ela poderá acionar vc na justiça para lhe pagar o valor da franquia.

    e ainda a asseguradora entrará na justiça também para me cobrar o que gastou para o conserto do veículo?
    Sim a seguradora vai pagar o conserto do vei e depois irá mover ação contra vc pra receber o que ela seguradora gastou para os reparos.

    o que pode fazer:
    Pagar franquia;
    Depois negociar o valor com a seguradora.

    J

    Jeferson Fernando Ratier Terça, 21 de outubro de 2014, 18h30min

    Olá, hj colidi com a traseira de um carro ao 'entrarmos' em uma faixa de aceleração, eu seguia de moto atras do carro em que colidi estava eu a uma distância de 4 a 5 segundos, pela lei a distância é de 3 segundos, bom a condutora do carro freou na entrada da faixa e na via rapda não avia veículo transitando pela direita, ela comessou a se locomover e eu conferi a via com o movimento da cabeça, como não avia veículos vindo admiti que ela teria seguido, quando olhei novamente para frente ela freou sem motivo e eu colidi, por conta de estar a uma distância boa a batida foi leve mais amassou o parachoque dela, porém estou em duvidas de quem é a culpa nesta cituação tendo em vista que ela deveria seguir normalmente apos ter comessado a tomar velocidade pela via de aceleração , e como não havia motivos para a frenagem, elimina-se a culpa por colisão traseira da minha parte!

    D

    Desconhecido Quarta, 22 de outubro de 2014, 6h30min

    culpa sua. pague!

    A

    ademilson Segunda, 29 de dezembro de 2014, 13h27min

    ontem eu estava e uma rodovia quando rapidamente eu avistei um carro em minha frente a um 20k por horas tentei saii fora dele mais nao conseguir acabei patendo na trazeira dela quem estava errado eu o a mulher do carro //meu carro arrastou pnel ums 15 metros

    D

    Desconhecido Segunda, 29 de dezembro de 2014, 13h49min

    Só a titulo de curiosidade:

    A revista Quatro Rodas costuma publicar tabelas dos testes que realiza
    com diferentes veículos. Uma dessas tabelas, referente ao Fiat Uno, quando
    de seu lançamento, é a seguinte:
    V 40 60 80 100 120
    D 8,2 18,1 31,8 50,3 71,4
    Agora arrastou 15 metros? sei não tem grandes chances de ser vc sim o causador do acidente.

    D

    Desconhecido Terça, 03 de fevereiro de 2015, 15h19min Editado

    nada

    D

    Desconhecido Terça, 03 de fevereiro de 2015, 18h58min

    ja foi respondido: aeguradora não vai pagar seu vei e ainda vai cobrar o que ela gastou para reparar o outro, resumindo: prejuizo todo seu

    D

    Desconhecido Segunda, 16 de fevereiro de 2015, 19h37min

    ola eu estava na esquerda e tinha outro carro na direita ... o carro da direita desviu bruscamente do carro que estava parada na esquerda sem sinalizacao eu desviei do carro que virou da esquerda e foi pra direita batendo no carro parado quebrado na esquerda ..... eu estou errado que o carro do cara quebra nao coloca sinalizacao ??

    A

    Ana Terça, 17 de fevereiro de 2015, 9h30min

    Olá, semana passada bati na traseira de um senhor sendo a culpa dele. estava entrando em uma agulha e há uma obra do metro ali. o guarda da obra estava pedindo para REDUZIR a velocidade pq um trator estava na pista e o senhor simplesmente freiou o carro e parou. tentei frear, mas não deu tempo. Ele ficou batendo boca com o guarda inclusive, dizendo "como vc me manda parar assim no meio da rua". O prejuízo maior foi meu (capo, farol esquerdo, grade), o senhor não quis ir fazer a ocorrência (eu fiz sozinha), disse pra cada um ficar com seu prejuízo, porém na hora falei com o guarda e ele disse q testemunharia a meu favor caso precisasse. Tirai fotos do meu carro e do carro do senhor. Tenho chances ?

    D

    Desconhecido Terça, 17 de fevereiro de 2015, 11h20min Editado

    SUAS CHANCES SÃO 0, EM RELAÇÃO AO CARRO DA FRENTE, PORQUE COMO O FUNCIONÁRIO DA OBRA NÃO É AGENTE DE TRÂNSITO O CONDUTOR VAI ALEGAR QUE INTERPRETOU O GESTO COMO SE ELE TIVESSE MANDADO PARAR,

    DÊ SE POR SATISFEITA SE TIVER QUE ARCAR SÓ COM SEU PREJUIZO