Prezados, boa tarde!

Irei comprar um veiculo no valor de R$ 20.000,00, este já esta quitado só que eu irei dar uma entrada de R$10.000,00 e parcelarei 10 x 1.000,00. A minha pergunta é a seguinte existe algum tipo de contrato que eu possa fazer para me assegurar que ele não ira tomar este veiculo de mim ? ou até mesmo não dará queixa na policia, alegando roubo do veiculo e eu me prejudicar com esta situação ? Eu tinha pensado em fazer um "contrato" simples com: Nome, CPF, Rg, Endereço de ambos e dados do veiculo, junto com todas as formas de pagamento e respectivas datas e após isto reconhecer em cartório. Isto me asseguraria de alguma forma ? OBS.: Só irei transferir o veiculo para meu nome após a quinta parcela, meu medo é que tudo isto aconteça nestes 5 meses ou até mesmo ele "dar uma de doido" alguns dias depois de receber os dez mil.

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 18h45min

    Faça o contrato do modo como você mesmo disse. Com todos os dados do veículo, das partes envolvidas e das condições do negócio.

    Assinem ambos (com firmas reconhecidas em cartório) e duas testemunhas (preferencialmente que não sejam parentes ou amigos íntimos de qualquer das partes).

    Dentre as cláusulas, estabeleça uma com multa de "X" reais para ele caso não assine o documento (recibo) de transferência após o pagamento da "X"ª parcela, ou ao final dos pagamentos, conforme combinarem. Sempre em duas vias (uma para cada).

    Se após essas precauções ele fizer representação por roubo, ele vai arranjar uma dor de cabeça danada, pois isso poderia caracterizar crime de falsidade ideológica.