Olá. Estou gravida de 26 semanas, próxima segunda (23) completo 27 semanas. Fui demitida grávida e não sabia. Fui demitida sob a desculpa de que a empresa havia contratado muitas pessoas e que queriam diminuir o excesso. Pois bem, pouco tempo depois descobri que estava grávida e tinha conhecimento de que deveria ser reintegrada. Como não queria retornar ao trabalho, tentei dar entrada no seguro desemprego porem não consegui. Sendo assim comuniquei a empresa. O diretor disse que não queria que eu voltasse e que iria fazer um acordo comigo: me pagar apenas R$ 4 mil. Sendo que é muito inferior ao que deveria ser pago. Passei pra uma advogada e comuniquei a empresa. Hoje recebi uma carta da empresa solicitando que eu retorne ao trabalho em 30 dias. Comuniquei que estava gravida dia 11/12, consegui dar entrada no seguro logo depois, em janeiro comuniquei que dei entrada no seguro mas não avisei que iria para a justiça. Avisei dia 09/02 e hoje dia 20/02 recebo essa carta. Por acaso serei obrigada a voltar ou a empresa esta errada? Porque só procuraram fazer isso depois que levei a justiça!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 23h55min

    Se nem vc sabia, muito menos seu empregador, assim, eles não a demitiram por descriminação.

    Sim, é isso mesmo. A Lei visa garantir seu sustento até 5 meses apos o parto, por isso a estabildiade. Assim, se a empresa quer desfazer o ato por desconhecer na ocasião que vc estava grávida, vc tem de retornar ao emprego.

    E vc terá de devolver tudo o que recebeu: rescisão, FGTS, e o seguro desemprego.

    Se vc pretendia levar a justiça não podia ter sacado o FGTS e muito menos requerido o seguro desemprego.