Mantive relacionamento com o pai do meu filho por mais de 5 anos,nesse tempo acorreram várias coisas que me levariam até a ter pedido separação,mas o mesmo sempre pedia perdão e as coisas se ajeitavam por um tempo.Ele é ofensivo,me humilha gritando comigo em frente as outras pessoas,sempre pedi que mudasse esse comportamento.Além disso ele faz tratamento psiquiátrico e frequenta reuniões por dependência química,foi internado e eu fiquei ao lado dele,ele não se nega a ajudar meu filho,mas pede a guarda compartilhada e diz que vai provar que não tenho sanidade mental para cuidar de meu filho,tendo em vista que depois das agressões verbais dele,dele ter me chamado de vagabunda por uma conversa de email acabei por partir para agressão física,dando-lhe tapas,tenho como provar as agressões dele,as humilhações e inclusive as ameaças,quando sempre disse que ele não seria privado de ver meu filho,que poderia inclusive dormir em minha casa,bastava me respeitar.Ele pode tentar tirar a criança de mim? A guarda compartilhada se encaixa nesse caso,já que não mantemos uma relação de respeito? Não trabalhava fora,apesar de ajudar-lo no trabalho dele,prestando serviços a ele,quero trabalhar ,mas não tenho onde e com quem deixar meu filho,ele pode alegar que nao tenho condições de cuidar da criança? Quais direitos me cabem?

Respostas

    D

    Desconhecido Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 10h02min

    a justica esta pouco se importando com os seus direitos ou do pai, pra ela o unico importante e a crianca, que nao tem culpa das escolhas dos adultos. a guarda compartilhada agora e uma regra quando ambos os pais nao concordam com a guarda.

    D

    Desconhecido Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 10h04min

    sendo assim sugiro que vcs se entendam pelo bem estar da crianca....
    e vc perdeu sua razao quando o agrediu. uma agressao nao justifica outra...

    F

    Fabio de Jesus Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 10h15min

    O objetivo da guarda compartilhada é que o tempo de convivência do filho com os pais seja dividida. Os interesses maior da criança será respeitado. O bem-estar dela estará acima de qualquer rusga entre os pais. É importante agora que você esteja disposta a buscar um caminho que melhor atenda o interesse de seu filho, os papeis de cuidado e convivência deverá ser divididos entre ambos. [email protected]

    P

    Pai Gente Fina Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 11h28min

    Vcs tem q aprender a conviver.... nem q seja pela obrigatoriedade da guarda compartilhada.
    O direito do menor conviver com ambos os genitores eh maior q a picuinha de vcs

    R

    Rafael F Solano Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 12h18min

    De que modo ele ia provar que vc não tem sanidade mental???

    Da briga física que vcs tiveram, ele chegou a registrar BO contra vc por agressão?

    Sugiro que procure ao máximo deixar bem documentado todas os atos dele como destrato, agressão física ou verbal, tudo isso mais o laudo do psiquiatra que ele está frequentando poderá ser importante numa eventual disputa de guarda, mesmo que o pai apenas peça a guarda compartilhada.

    Se ele for mesmo uma pessoa desequilibrada (por causa da dependência quimica ou não) ficar responsável por uma criança é que ele não poderá ser, e a guarda compartilhada permite que tanto o pai quanto a mãe exerçam em igualdade as decisões a cerca da vida do filho, além de que neste modalidade de guarda as visitas serem livres (o que torna mais dificil quando não há respeito entre os genitores).

    Vc terá de dar um jeito de arrumar emprego pois se não puder sustentar a sí mesma a seu filho é que não irá conseguir manter, e a obrigação de sustentar o filho é metade de cada genitor. Tente creche, converse com vizinhos ou amigos (de confiança) que se disponham a ficar com seu filho em troca de uma ajuda mensal.

    ?

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 2h55min

    Rafael,obrigado,pela resposta,ele acha que o fato de ter acontecido agressão física ele pode alegar que tenho desiquilíbrio mental.Não ele não fez um BO,quem tem BO registrado contra ele sou eu.E mesmo em tratamento ele continua a fazer uso de substancias que foram proibidas,no caso ele não poderia nem mesmo beber uma cerveja,pois é álcool e ele usa medicações potencializam os efeitos,deixando ele agressivo,verbalmente e se afrontado ou contrariado fisicamente,o levando ao "surto" como ocorrido em outras ocasiões,ele não controla,começa uma vez na semana,depois a cada dois dias e em pouco tempo se tona diário.Sobre os vizinhos,meu filho não fica com ninguém e também não conheço ninguém de confiança pra isso,já procurei creche mas a fila de espera é bem grande,não vejo outra alternativa senão colocar-lo na escola particular,porém inicialmente o pai deveria arcar,e assim que começar a trabalhar faço questão de dividir tudo,sobre a guarda compartilhada o juiz não levaria em conta o fato da criança ser apegada a mim,ao ponto de so permitir que eu o coloque para dormir,ele não gosta também de sair sozinho,quando o chamam para passear ele me puxa pelas mãos para ir também.

    P

    Pai Gente Fina Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 12h27min

    A criança eh apegada somente à vc pq tem este hábito. Na verdade a justiça entende que a criança deve ter este apego com os 2 genitores, que o convívio com os 2 deve ser estimulado e não sonegado em nome deste "apego".

    Senão a criança cresce e fica da mesma maneira que uma menina q eu conheço... vai fazer 13 anos e só dorme no quarto dos pais, não dorme no próprio quarto, não pode dormir na casa de amiguinha, não pode viajar sem os pais... Vira uma criança totalmente dependente.

    Cultivar este "apego" fará com que seu filho perca ótimas oportunidades na vida.

    D

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 14h10min

    o engracado que o pai nao tem problemas mentais na hora de abrir a carteira, se nao e pai pra conviver tbm nao deveria ser pra pagar..

    ?

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 16h10min

    Quer o endereço e o telefone dele? Pelo o visto esta precisando de um desses na sua vida pra vc sentir na pele o que é...e mais,eu trabalho,não sou registrada mas eu quem fazia serviços para a firma dele,portanto nada mais justo do que ele abrir a carteira sim,faz seguinte,se for advogada oferece a sua defesa a ele,estou aceitando opinião de gente seria,que sabe opinar sem procurar ofender.Não dou atenção pra quem fala demais. Aprendi a muito tempo a lidar com trolls!!! E ele é tão bonzinho que a mãe dele me deu razão hj...quer saber...Deus justifica !!!!

    ?

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 16h13min

    Ah,e outra ele não tem problemas mentais,ele usa isso como desculpa pra fugir das responsabilidades dele,ele é dependente químico,coisa que sabe que não deveria fazer ele faz,ninguém obriga ele a fazer o errado,portanto dependente químico antes de ser doente é dissimulado!!!

    D

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 16h26min

    muito obrigada, mais eu sei escolher um par de sapato. antes de comprar eu vejo se nao vai machucar meu pe.
    depois do leite derramado nao adianta chorar.
    esse foi o pai que vc escolheu pro seu filho, foi esse cara que vc escolheu como companheiro, por isso, e tentar conviver pra amenizar um pouco o sofrimento do unico ser inocente nessa historia.

    a mae dele te apoia? vai la na justica pra ver se ela vai depor a seu favor...

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 19h20min

    Não adianta vc ser temerosa, vc tem de ter calma para agir.

    A questão do pai de seu filho usar psicotrópico e se arriscar a usar alcool, conjuntamente, o torna um risco a segurança da criança.

    A dependência quimica (drogas., alcool) é declarada pela OMS como doença, aliás, de origem muitas vezes de desiquilíbrios mentais do indivíduo, que se reforçam com o uso da droga.

    A justiça não pode se basear em apegos sentimentais, a criança tem direitos e estes terão de ser respeitados. O pai só irá ter condiçoes de visita, passeio e pernoite se ele for bem nas avaliações psico sociais, mas, se as coisas são como vc diz, acho que ele não vai obter uma boa avaliação.

    Não importa o que vc acha que o pai tem de fazer. A Lei diz que vc e ele são igualmente responsáveis pelo sustento do filho, se vc não pode pagar a escola particular vc não poderá impor ao pai que a pague. Escola pública existe para isso.

    Sugiro que procure conhecer seus vizinhos, fazer amizades, ter contato com parentes a quem vc possa confiar seu filho pois as coisas não se passarão conforme seus desejos .

    ?

    Desconhecido Domingo, 01 de março de 2015, 13h23min

    Obrigado Fábio,seu bem disso que está falando e como disse eu presto serviços a empresa dele,mas já conversei com a mãe dele,e ela disse que irá ficar com a criança pra que eu trabalhe,sobre os atos irresponsáveis dele,a própria família dele o condena por isso e diz que ele é irresponsável,não importa se a mãe dele irá depôr ou não a meu favor,atê porque quero resolver as coisas com calma e sem prejudicar ninguém,sobre o fato de escolher um par de sapatos,isso é fácil,o convívio entra as pessoas é difícil,ninguém conhece ninguém ate conviver junto,mais uma vez as respostas da doutora Lilian10 são ignorantes e claro nao ajudam ou amenizam a nenhuma dúvida.Passar bem doutora...Obrigado doutor Fábio.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 01 de março de 2015, 15h00min

    As decisões que ambos os pais irão dividir não se restringirá a compra de um par de sapato.

    Os seus parentes e os parentes do pai de seu filho não podem dar testemunho pois são parte interessada (ou podem para favorecer demais, ou para denegrir além da conta, qualquer das partes do processo).

    ?

    Desconhecido Domingo, 01 de março de 2015, 19h46min

    Perdão,confundi seu nome,Rafael,obrigado...