UM "CHEFE DE MECÂNICA" DA EMPRESA NA QUAL TRABALHO ME ACUSOU DE TER FURTADO SEU NOTEBOOK HÁ TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DIZENDO "LIGUE PARA ELE E MANDA TRAZER MEU NOTEBOOK SE NÃO VOU A DELEGACIA REGISTRAR B.O", SENDO QUE NO MESMO DIA, AO CHEGAR EM CASA PERCEBEU TER ESQUECIDO O NOTEBOOK EM CIMA DA MESA, NÃO TENDO LEVADO O MESMO PARA O SERVIÇO E POR ISSO PENSOU QUE TIVESSE SIDO FURTADO. QUAIS AS MEDIDAS CABÍVEIS A SEREM TOMADAS NESSA SITUAÇÃO? HÁ ALGUMA PENALIDADE PRA ISSO? COLEGAS DE SERVIÇO DISSERAM SER TESTEMUNHAS DA SITUAÇÃO AO MEU FAVOR, PORÉM, AINDA NÃO COMUNIQUEI AO DONO DA EMPRESA O ACONTECIDO.

Respostas

    R

    Rafael U. Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 11h22min

    No caso exposto o "chefe de mecânica" se enquadra no crime de calunia:

    Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

    § 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

    Você pode ir até a delegacia e registrar um BO e dar prosseguimento com a ação penal privada, através de um advogado que apresentará uma queixa crime.

    Na esfera Civil também é possível indenização por danos morais, mediante a situação vexatória em que está pessoa te colocou.