SUCESSÃO

Há 24 anos ·
Link

Meu pai faleceu, casado em comunhão universal de bens com minha mãe. Sendo ela herdeira de determinado valor, pergunto, com a ausência de meu pai, é trasferido o direito dele devido a comunhão, passa para mim?

1 Resposta
Sandro Henrique Araujo
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Prezado Péricles,

Partindo-se da premissa de que o "de cujus" faleceu "ab intestato" (sem deixar testamento), podemos afirmar que metade do acervo patrimonial do casal (cujo matrimônio celebrou-se sob o regime da comunhão universal de bens), outrora pertencente ao seu pai, será transferida aos seus sucessores da seguinte forma:

-metade para o cônjuge supértiste (in casu, a sua mãe figura -como meeira, fazendo jus à metade dos bens deixados por falecimento de seu pai);

  • metade para os herdeiros (no caso em apreço, V. Sª ostenta a condição de descendente, na qualidade de filho, figurando como herdeiro necessário do falecido).

Assim, o patrimônio do casal (50% de seu pai + 50% de sua mãe = 100%) será transmitido aos seus descendentes à razão de 25%, permanecendo os outros 75% com o cônjuge sobrevivente - a sua mãe, que faz jus à metade do patrimônio de seu pai.

Verifica-se, portanto, que os bens de seu finado pai não se transferem integralmente a V. Sª, vez que sua mãe tem direito a 50%, como meeira.

Sem mais a aduzir, subscrevo-me.

SANDRO HENRIQUE F. C. DE ARAUJO

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos