Um total de 05 (cinco irmãos), um deles vem a falecer, deixando apenas a viúva, não deixa bens nem tem filhos, apenas a esposa (agora viúva)como herdeira. Anos após sua morte seu pai vem a falecer, ou seja o sogro da viúva, e este deixa herança para seus filhos. A pergunta é se essa viúva faz jus a parte que seria de seu finado marido.(considerando que os 04 (quatro) irmãos querem que ela também pague as custas do processo, inventário, etc..., mas não que entre na partilha dos bens que seriam de seu marido se ainda estivesse vivo)

Respostas

    ?

    Lislaine Irineu Segunda, 17 de fevereiro de 2003, 9h10min

    Artur,

    O caso em tela, fala sobre o direito de representação, que é o tipo de sucessão pela qual uma pessoa é chamada para herdar no lugar de outra que herdaria se viva fosse.

    Esse direito de representação é restrito à situações expressas em lei. Tanto no Código Civil de 1916 (arts. 1620 a 1625) quanto no CC atual (arts. 1851 a 1856) estão elencadas as pessoas que podem suceder por representação, que limita-se aos descendentes na linha reta (filhos, netos, etc) e na linha transversal (exclusivamente para filhos de irmãos do autor da herança que já morreram.

    Por isso, esse tipo de sucessão não beneficia ao conjuge, não tendo assim, a esposa diretio sobre a parte que seria de seu marido bem como não tem que pagar custas do processo de inventário.

    Espero ter esclarecido sua dúvida,

    Lislaine.

    ?

    altair caetano Sexta, 21 de fevereiro de 2003, 12h31min

    A Viúva do primeiro falecido é pessoa absolutamente estranha no processo sucessório do pai dos 5 irmãos. Não concorre na herança do sogro, haja vista não se ter implementado a transfissão para o filho pré morto (marido da viúva) e não existe herança de pessoa viva.

    ?

    cristiane Quinta, 06 de março de 2003, 14h21min

    Cara amiga,

    Concodo com a primeira resposta. Uma vez que seu direito não é previsto em Lei (não há representação), voce também não tem que arcar com custas processuais.

    Boa sorte.

    Cristiane