EXECUÇÃO FORMAL PARTILHA

Há 22 anos ·
Link

Considerando as recentes alterações do CPC, estou com uma dúvida de ordem prática: uma vez concluído o inventário/arrolamento, e possuindo os formais de partlha natureza de título executivo judicial (584,V-CPC), poderiam ser executados contra terceiros que se acham na posse dos bens inventariados ? podem ser requeridos nos próprios autos do inventário? ressalto que estes terceiros tinham conhecimento do inventário e não opuseram resistência à partilha. Neste caso seriam os herdeiros legítimos para propor execuçao para entrega de coisa certa ? Agora, preciso trazer os bens para as mãos dos herdeiros, o que fazer ? Se puderem me ajudar, desde já agradeço.

2 Respostas
João Celso Neto
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Sua questão não me parece muito completa. Transitada em julgado a sentença que homologou a partilha, praticamente, o inventário ou arrolamento está nos finalmentes. Fica faltando pagar os impostos e, feito isso, são expedidos os alvarás cabíveis e requeridos.

Não sei bem o que se poderia entender ou pretender em "executar" a sentença de partilha. Pode acontecer, por exemplo, que um imóvel do espólio esteja alugado e seja herdado por alguém que o queira retomar, para ocupar ou vender, sei lá. Acho que é outra ação, não mais nos autos do inventário, ou seja, não se trataria propriamente de "executar" o formal de partilha.

O indiscutível, a meu ver, é que os bens passaram à propriedade de quem os herdou, e se for imóvel, cabe-lhe, o quanto antes, prtovidenciar o competente registro no cartório para sua garantia legal. A retomada da posse, em tese, não seria mais questão do Direito das Sucessões, salvo melhor entendimento em contrário.

Zenaide
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Prezado Wilmar

Assim como o Dr. Celso, também entendo que se há um formal de partilha expedido é porque o inventário acabou, e com ele a figura do inventariante.

A primeira providência seria registrar o formal no Registro de Imóveis de forma a legalizar a propriedade. Com relação a ação de execução, seria um processo autônomo.

Caso esse imóvel tenha ficado para um dos inventariantes, ele será a parte ativa para figurar como exequente no processo de execução; se o bem encontra-se em condomínio, todos figurarão como autor. Boa sorte

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos