Caros colegas estudantes e profissionais de direito qual a opinião dos senhores com relação da nota do provão ser requisito para conseguir seu emprego ? Esta foi uma idéia levantada e proposta ao MEC do reitor de uma universidade particular, que como tirou nota baixa por não investir na qualidade estrutural e material da faculdade, quer que os alunos tenham sua nota divulgada para a faculdade e ao empregador. Infelizmente, esta idéia é inválida, pois a função do provão é de avaliar a instituição de ensino e de segundo plano os conhecimentos dos alunos. Como esta universidade tirou uma nota baixa agora eles investiram em cursos de extensão, biblioteca e laboratório de internet, etc; investimentos para mostrar ao MEC que estão melhorando a qualidade. Isto é bom para os alunos, mas deveriam sempre investir não apenas para a visita do MEC. Concordam com isto ? Espero resposta de todos. Um grande abraço . Francisco

Respostas

    ?

    ANTONIO CARLOS RACTZ JR Quarta, 10 de junho de 1998, 10h48min

    Caro colega, curso direito na Universidade de Passo Fundo, RS, no oitavo semestre, minhas considerações sobre o provão são as seguintes:
    1.Não é admissível que se aplique uma prova única para todos os formandos do país inteiro, pois os currículos são muito diferentes.
    2.O objetivo do provão seria a avaliação das faculdades, até aí tudo bem; mas ao passo que a nossa nota é divulgada começam os problemas. O provão é feito no final do semestre, em que o aluno geralmente está fazendo uma porção de cadeiras, está estudando bastante para não reprovar em nenhuma, pois se reprovar não se formará. Não há nem tempo hábil para estudar.E a nota o acompanhará por toda a sua carreira, sem nenhuma possibilidade de alteração.
    3.O provão é uma m...

    ?

    ANDREA Sábado, 19 de agosto de 2000, 19h51min

    Queridos colegas, entendo, também, que os resultados do "provão" não podem ser exigidos como requisitos de qualquer ordem no mercado de trabalho. Há de se levar em conta, entretanto, a necessidade de delimitar os padrões de ensino no país, que estão prejudicados, principalmente, pela diferença na qualidade das Universidades Brasil afora. Portanto, estava mais do que na hora de se implatar um programa de diagnóstico, dos ensinos superiores, que ao meu ver, o "prvão" se propõe. Resta saber se irá valer de indicador sólido para pôr em prática medidas que tirem as nossas Universidades e Faculdades do atual estado calamitoso em que se encontram.