O que fazer um estudante universitário que teve seu pedido de transferência para outro curso na mesma área de ensino da mesma Universidade ? Quando ele submeteu-se ao exame vestibular as transferências entre cursos da mesma área eram pacíficos, todavia, a Universidade,através de normas internas, tornou inviáveis tais transferências. Se alguém tiver o modelo de ação a ser proposta no caso, gostaria de receber um modelo... Desde já, antecipo-lhes meus sinceros agradecimentos..

Respostas

    ?

    Marcelo Andrade Campos Silva Terça, 03 de novembro de 1998, 15h45min

    A ação cabível é, a primeira vista e pelas informações postas, um mandado de segurança contra o ato denegatório.

    ?

    Lincoln Macêdo Silveira Terça, 08 de dezembro de 1998, 17h51min

    A resposta para a pergunta "o que fazer?" é simples: estudar para o vestibular de Direito, como nós estudamos com afinco, e nos sacrificamos para passar.

    Nós do curso de Direito já estamos cansados de ver a qualidade de nossos cursos ser colocada à prova por conta de pessoas que se valem dessa brecha legal para mudarem de curso. Você até poderia se valer do mandado de segurança, e as decisões eram até favoráveis, mas felizmente muitas liminares foram cassadas em Fortaleza, estragando com a festa de muitos "preguiçosos". Não estou dizendo ser este seu caso, pois conheço alguns sujeitos de valor que foram prejudicados, mas fica aqui minha resposta-protesto.

    Estou aberto ao diálogo.

    ?

    Carlos Eduerdo Neri Maltez de Sant´Anna Segunda, 26 de abril de 1999, 19h00min

    Corroborando com o sincero desabafo do colega Lincoln Macêdo Silveira , não comungamos data vênia, com transferências entre cursos de uma mesma área . Neste enfoque vale levantar duas hipóetses :
    1° - O estudante não se preparou devidamente para o concurso vestibular , não possuindo condições , em pé de igualdade com os agraciados que obtiveram êxito nessa batalha .
    2° - O estudante se utiliza de uma brecha no sistema , implicando em duas outras reflexões diretas :
    I - Faz , propositadamente , o vestibular para um curso de mesma área só que de concorência menor , "burlando" a devida concorrência e o princípio da isonomia (pois que todos são iguais não só perante `as leis , mas também aos exames de seleção às vagas na universidade - portanto configurando uma concorência desigual para os que optarem pelo curso mais concorrido em 1° opção)
    II - Aquele que dessa forma se utilizar , deixará uma " ferida aberta" no curso que pretende largar , pois ocupará a vaga de um aluno que desejaria e poderia estar efetivamente ocupando-a , contribuindo para o desigual provimento e formação de profissionais da nossa nação , além de deixar a referida vaga ociosa - subtendendo que o curso , por ser de menor concorrência , não seja alvo frequente de intenções de transferências de outros alunos.

    Diante do exposto , vale salientar que as faculdades de Direito que já existem já não alcançam o nível mínimo desejado para um bacharel , o que reforça a teoria por ora defendida , resultando-nos , consequentemente na seguinte conclusão :

    Não existe , nem deve existir tal meio de
    ocupar uma vaga na faculdade de Direito . Deve o pretendente se esforçar mais e valer-se de sua capacidade para conquistar essa vitória para sua vida , "subindo mais um degrau na mesma"; e não optar por modos ilusórios e imaginários oriundo de brechas na lei , pois deve-se observar o" funmus bonus iuris " que fará valer sempre a" fumaça do bom direito" ( ou do melhor direito ) que é o do vestibulando .

    ?

    Patricia Sábado, 08 de maio de 1999, 14h34min

    Assino em baixo, colegas.
    Não sou a favor de atitudes desse nível. Como disse nosso primeiro colega, casos semelhantes fazem com que a imagem do bacharel em direito seja denegrida.
    Creio que o proprio mercado de trabalho exclua profissionais formados por meios iguais ao desejado pelo cearense em questão.Mas isso nao justifica permitirmos o acesso fácil de "espertinhos" que agem de má-fé ao nosso meio. Admira-me a cara limpa dele questionar isso em um site jurídico.
    Acho inviável a concessão de uma liminar atrave's de MS, haja vista a prevalência da "má-fé"no ato realizado.
    Fora os PSEUDOS-ADVOGADOS, afinal já foi-se o tempo em que existiram os rábulas.
    Xôôôôôôô
    É o que penso.