Minha mãe tem Alzheimer e apesar de ainda estar bem fisicamente precisa de alguém para ajuda-la na higiene pessoal, alimentação, passeio e etc. Ela mora com a minha irmã e contratamos uma pessoa para ficar de segunda a sexta ajudando nos cuidados com minha mãe e algumas tarefas domésticas. Pagamos 1.500,00 + passagem e também um plano de saúde. Quero assinar a carteira, mas não sei como fica esse regime quando a pessoa dorme no emprego. Ela já paga o INSS como manicure é está bastante refratária a que a gente assine a carteira ( não sei porque? ) e não quer nem mesmo assinar um recibo. O $$ é depositado na sua conta de poupança e pagamos todos os direitos como férias e 13o, mas continuamos sem recibo e sem a carteira. Ela é uma pessoa muito boa, de confiança e não queremos perde-la .. mas tenho medo que por más influencias ela nos coloque na justiça mesmo tendo pagado todos os direitos. Também não temos $$ para ter 2 pessoas se revesando até porque pagamos outra pessoa aos fins de de semana. Ela dorme aqui, fazendo companhia a minha mãe também porque é conveniente a ela que mora muito longe e já tem uma certa idade. O que fazer ? Qual a melhor forma de me proteger de uma possível ação na justiça ? Isso já tem 1 ano ...

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 04 de março de 2015, 19h45min

    Como cuidador de idoso atua dentro da residência, as regras para sua contração são as mesmas de um empregado doméstico, recolhe-se o INSS, descontando-se do empregado a parte que cabe a ele (conforme tabela do INSS), desconta-se 6% do VT, e se quiser a parte do plano de saúde para que não configure salário in natura.

    Ela deve ter uma folha de ponto onde assinalará o inicio e fim da jornada diária (maximo de 8hs contratadas podem receber acréscimo de 2hs extras ou ter adicionado o sábado compensado), tmb tem de anotar o começo e o término do intervalo de 1h para almoço (o intervalo será no máximo de 2hs/dia);

    Sugiro que estabeleça em contrato escrito as regras de conduta e de convívio na casa, especifique as tarefas, e tudo o que julgar fundamental para que não reste dúvidas quanto as tarefas dela, das obrigações mas tmb dos direitos.

    Se ela não quer que assinem a carteira vc tem de pensar bem se vale a pena contratá-la. É sua obrigação assinar a carteira dela, não cabe escolha, nem mesmo dela.