Moro num terreno com duas casas. Uma minha mãe construiu e outra a minha avó construiu. Quando meu avô morreu, minha avó resolveu deixar a casa (mais especificamente, o terreno todo com o que tiver nele) no nome dos três filhos dela, com usufruto dela até o fim da vida. Um filho da minha avó (meu tio) morreu em 2010 e minha tia (esposa dele) está resolvendo a parte do inventário agora em 2015. Meu tio, além da esposa, deixou dois filhos, todos três herdeiros da parte da casa do meu tio.

Gostaria de saber como faço para comprar a parte deles, aproveitando esse momento do inventário do meu tio. Sendo assim, minha mãe ficaria com 66% da casa e os outros 33% seria da minha outra tia (filha da minha avó). Alguma ideia?

Aproveitando a pergunta, seria possível usar o meu FGTS? Lembrando que essa parte da casa seria comprada pra ficar em nome da minha mãe.

Desde já agradeço.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 08 de março de 2015, 19h08min

    A casa é dos 3 irmãos, a esposa do irmão que faleceu pode ou não ser herdeira da parte, vai depender do regime de casamento que eles mantinham, mas os filhos deles com certeza herdam por sucessão ao pai.

    Se seus sobrinhos forem menor de idade será preciso autorização da justiça para que sua tia, a esposa do falecido, que representa os filhos dele possa ceder a parte dos filhos. Saindo a autorização, sua tia firmará a cessão de direitos de herança.

    Assim, vc ficará com 33,33%, sua mãe com 33,33%, e sua outra tia, irmã de sua mãe com os restantes 33,33%.