Trabalho em um escritório de advocacia especializado na área de família, desde Setembro, engravidei no final de Outubro e assim que soube informei a sócia, ela me chamou na sala de reunião e calculou o prejuízo financeiro que minha gestação traria para ela e para o escritório. Depois disso sofri com a falta de diálogo com ela, que por muitas vezes dizia que estava a disposição para me ajudar no serviço, mas sempre de forma grosseira e rude. E trabalhar sobre pressão me fez cometer alguns erros com algumas cobranças de honorários do escritório que não inclui a cobrança de IGPM nas cobranças...e de lá para cá ela vem transformando minha vida em um inferno, me chamou de incompetente, diz que a maior "merda" que ela fez na vida foi me contratar, entre outras coisas, proibiu de comer na copa e dentro do escritório, e eu preciso de lanche no meio da manhã e no meio da tarde. Ela pode me mandar embora por justa causa, por ter cometido esse erro? Ela já é uma chefe bastante complicada, todos que trabalharam lá antes de mim, se queixam do mesmo problema.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de março de 2015, 14h39min

    Fica dificil vc ter de lanchar em horários em que vc deveria estar trabalhando. Converse com seu médico sobre isso.

    Se vc cometer erros que tragam prejuizos a empresa, sem dúvida que poderá resultar em dispensa motivada a vc, e mesmo gestante vc pode ser demitida por justa causa. Pressão todos sofrem no trabnalho, uns mais, outros menos. Alegar que se a chefe fosse assim ou assado, dissesse isso ou não disesse aquilo, vc erraria menos, não se justifica.

    Se sua chefe não pratica o assedio moral como constantemente a lhe ofender gratuitamente (como vc é feia, burra, ignorante, etc), mas apenas tece comentários com acesso de franqueza, não pode ser a ela imputado nenhum ato ilegal, não é "bonito", é grosseiro, mas não é criminoso. Ainda mais se vc mesma reconhece que ela é "complicada" com todos, antes mesmo de vc trabalhar para ela.